Yuru-Kyara Grand Prix 2016

28 de setembro de 2016

Se você adora a cultura japonesa ou já foi para o Japão alguma vez, com certeza percebeu que mascotes são algo sério por lá! Além de serem fofos, idolatrados e super presentes em vários tipos de comunicação, muitas vezes essas gracinhas são responsáveis por grandes fortunas, já que aparentemente, eles influenciam a decisão de compra dos consumidores japoneses, seja na hora de investir em uma meia ou em um pacote de serviços de telefonia. Não dá pra julgá-los, né? Eu também levaria o Hamtaro ou o Kumamon como uma prioridade na hora de contratar uma operadora de celular, rs. 

kumamon

Mas o que muita gente não sabe (e precisa saber urgentemente, rs) é que existe uma competição anual de mascotes japoneses! 😀  O nome yuru-kyara é uma contração de "yurui personagem/mascote" (ゆ る い マ ス コ ッ ト キ ャ ラ ク タ ー Yurui Masukotto Kyarakutā). O adjetivo yurui (緩 い) geralmente significa "frouxo", mas nesta aplicação tem alguns significados diferentes, como suave, fraco, descontraído ou até mesmo sem importância… Essas coisas a nossa amiga Wikipédia pode ensinar mais detalhadamente. Os mascotes estão inseridos na cultura japonesa há muito tempo e é muito comum por lá encontrá-los representando pontos turísticos, cidades, regiões, marcas, eventos, dentre muitos outros. Pra vocês terem uma ideia, a cidade de Osaka chegou a ter tantos mascotes, que em um passado não tão distante, de acordo com o Japan Times, o governo acabou "demitindo" alguns, para investir na imagem dos mais antigos… É um universo bem curioso para nós, meros ocidentais apreciadores da carreta furacão.

n-mascots-a-20150409

E justamente por causa desse boom frenético de bichinhos fofinhos, existe o Yuru-Kyara Grand Prix, onde por meio de votação popular, é premiado o mascote mais famoso e legal do Japão! Os competidores são uma gracinha, conheça alguns deles:

picmonkey-collage picmonkey-collage2 pink

Para ver todos, clique aqui!

E pra quem ficou querendo saber como personagens tão amados como o Kumamon estão de fora da competição, a resposta é muito simples: ele já ganhou o concurso, no ano de 2011! Mas não pensem que só personagens já conhecidos aqui no ocidente que se dão bem, afinal de contas quem levou a melhor no ano passado foi o mascote Shusse Daimyō Ieyasu-kun… Que sinceramente, nunca vi dando pinta em souvenirs de aeroporto, rs.

hamamatsu

E vocês, já têm um mascote favorito? Sabem de algum outro campeonato parecido em outros países?? Me contem nos comentários! Eu queria muito que tivesse um por aqui, acho que seria bem divertido, dado o sucesso que foi o Vinicius nas Olímpiadas, rs. Espero que tenham gostado do post, mil beijos e até mais tarde <3

Facebook – Instagram – Youtube 

♥ Snapchat mais legal do Snapchat: helodelarosa 

Siga o meu blog no Bloglovin

3 Comentários sobre Yuru-Kyara Grand Prix 2016