Udon: light, prático, delicioso!

Alô frio, é você? Que saudade! Hahahahaha, até eu que que passei 15 dias no Sul tô achando esse inverno bem mixuruca: cadê os ventos cortantes, as orelhas geladas, os cachecóis, o segundo edredom? Bom, por mais que a friaca ainda não seja uma realidade, lá em casa a gente já entrou no clima de comidas quentinhas, que definimos como “jantar que abraça a barriguinha”. Coincidentemente, isso chegou juntinho com uma dieta, não só pra emagrecer, mas principalmente, pra comer melhor, já que lá em casa é chocolate, bala, nutella e hambúrguer todo dia, né? Pois é, já era hahahaha. E pra dar uma animada, estamos fazendo com frequência essa comida que a gente tanto adora… Tem coisa melhor do que chegar do trabalho e comer uma boa sopinha de udon?? É comer e sonhar com os anjinhos, de tão confortável!

Para alimentar duas pessoas que comem demais, você vai precisar de:

  • 2 pacotinhos de udon pré cozido (existe outro?!);
  • 1/2 bandeja de tofu, cortado em quadradinhos;
  • 1 xícara de cebolinha picadinha;
  • 2 col. de sopa de pasta para missô;
  • 1 folha de alga japonesa desidratada, cortada em tirinhas;
  • 600ml de água;
  • Sal e pimenta a gosto (manera no sal, galera!).

Pensa numa receita fácil! A primeira coisa que você vai fazer é colocar a água pra ferver, bem quentinha… Sem ela a gente não vai a lugar nenhum, tá? Mas a coisa é rápida, então enquanto a água ferve, já prepare todos os ingredientes, pique, corte, cuide para que tudo esteja como nas fotos, do jeito que eu descrevi nos ingredientes.

O meu udon vem com dois envelopes, um com legumes e verduras desidratados, que nós podemos usar e eu adoro e outro com um tempero em pó ou líquido (depende do sabor do udon), que nós vamos jogar fora, porque contém sódio demais e a gente quer viver muitos anos ainda. Mas se você for usar os legumes a hora é essa, coloca na água.

Quando a água ferver, coloque a pasta de missô e dá uma mexida, pra ajudar a dissolver. Depois disso, já pode colocar o udon. Você vai reparar que ele é pré-cozido, então o jogo é rápido, coloca na panela, dá uma mexidinha pra água soltar os fios do macarrão e espera uns 2 minutos, não muito mais que isso. Você pode roubar um udonzinho e morder, pra se certificar que tá do jeito que você curte. Quando o udon estiver pronto, desligue o fogo e acrescente todos os outros ingredientes da nossa sopa. Mexa apenas o suficiente para integrar todos os pedacinhos, mas cuidado porque a alga quando hidratada gruda uma na outra e o tofu quebra um pouco, então seja aquela pessoa delicada que todo mundo que vê seu instagram imagina.

Quando tudo tiver misturadinho, experimenta, experimenta, experimenta! Hahahahaha, prova porque pra pessoas que estão buscando uma vida saudável, tá bom de sal, mas é totalmente aceitável se você precisar colocar mais um pouco, tá? Você pode colocar shoyu também, mas acho que deixa a cor meio feia, então avalie.

Pronto, você tem uma sopa muito gostosa, deliciosa, bonita e nutritiva para o jantar! Até a novela fica boa quando estou comendo udon com uma mantinha no colo, viu?? Espero que tenham gostado da receita! Apesar de udon parecer algo exótico, eu pago só R$ 2,50 por pacotinho, o tofu geralmente custa uns R$ 6 cada bandeja, então é uma refeição balanceada, gostosa e baratinha. Beijos e até amanhã <3

17 Comentários sobre Udon: light, prático, delicioso!