Torta de Maçã

Dela Rosa é meio cheio de querer gostar das coisas que ninguém gosta (ou dificilmente gostam, ou gostam menos que bacon e nutella e postar sobre isso num tumblr). Como exemplo temos bandas coreanas, nigerianas (essa quem curte sou eu – rs), filmes de todos os gêneros e nacionalidades, ou cozinhar.

Não aqui não é a Heloísa, é a prima bonita (hahaha mentira essa parte). Maria Eugênia, prazer. E sim, também adoro cozinhar, tenho todo um ritual que envolvem vários extremismos e mais frescuras que o da Helô. E para me apresentar ao ~mundo universo online~, separei pra vocês uma receita com pouquíssima probabilidade de dar errado e com resultado que é uma delícia.

Torta de maçã de vó. Sem cremes exóticos, nozes e essas coisas. Maçã, pura e simplesmente, bem desses doces que avó faz pra receber os netos. Mas bem, eu moro em uma república em Botucatu, então aqui não tinha um dos ingredientes e as formas estavam todas feias, por isso não me julguem pelas fotos, essa é a cozinha da realidade, a cozinha do povo (parei). Vamos aos ingredientes:

Massa:

  • 150g de manteiga (não substituam por margarina, sério);
  • Duas xícaras de farinha;
  • Uma xícara de açúcar;
  • 5 a 7 colheres de leite.

Recheio:

  • Umas 8 maçãs, mas não se acanhem, o céu é o limite;
  • 1/3 de xícara de açúcar;
  • ¼ de xícara de farinha;
  • Canela ad infinitum;
  • Cardamomo (eu não coloquei pq não vendia aqui, mas dá todo um charme);
  • Limão;
  • (Você também pode colocar uvas passas, mas as meninas aqui não gostam, uma pena).

Comecem a fazer o recheio primeiro, sério, porque daí fica com um gostinho mais delicia, mais docinho, mais molinho, mais amor. Descasque e corte as maçãs em fatia finas. Não tenho cortador/fatiador nem nada, então cortei na raça mesmo. Acho que fica mais gostoso com as fatias com espessuras desiguais, na verdade. Deixe as de molho no limão pra que elas não escureçam. Enquanto a maçã fica lá descansando, você pega tudo que for seco e faz uma farofinha. Tá tudo certo? Mistura! Claro que antes de misturar você precisa escorrer o limão da maçã, mas… Sim é só isso, seu recheio está pronto.

Daí a massa gente, bem, super fácil também. Misture tudo, de preferência com a manteiga gelada, depois coloque o leite aos poucos até dar o ponto: que é quando a massa vira uma bola que não esfarela tanto. Deixe na geladeira por uns 15 minutos, senão vai grudar tudo quando você for abrir a massa, olha que dica!

Esses 15 minutos passam super rápido, mas ainda dá pra você lavar a louça que sujou enquanto a massa gela, porque sei lá, eu moro em república, daí tem todo um zelo em deixar a cozinha limpa, o que é super difícil morando em mil (hahaha).

Abra a massa em dois discos, com um você forra o fundo da sua forma e o outro você corta em tirinhas pra deixar a torta linda e puro amor. Abra ela entre duas folhas de papel filme, sério essa massa gruda em tudo. Coloque o recheio que você fez com as maçãs dentro da forma, cubra com as tirinhas de massa (ou florzinhas de massa, ou losangos de massa, ou subzeros de massa, sei lá, se virem).

Quis fazer uma com uva passa mas não tinha duas formas (república, né?) daí eu fiz assim, sem forma mesmo e ficou linda +qd+ e mais gostosa ainda.

É isso gente, asse por 45 minutos ou 1 hora, até dourar. E tcharans… Pronto, só degustar, foi você que fez e aposto que está sensacional.

Gente, a Maria Eugênia não é incrível? Morro de orgulho dela, que além de minha prima, também é minha melhor amiga!

Infelizmente mora longe porque faz uma faculdade de dar inveja em qualquer um, porque ela também é a pessoa mais inteligente que eu conheço. De vez em quando (quando ela tiver tempo), ela vai dar o ar da graça dela (e é uma graça, né?) aqui no blog, porque ela é culta e antenadíssima, então tem muito para mostrar. Beijo <3

1 Comentário sobre Torta de Maçã