Tapera Restaurante

Quando eu vou viajar a primeira coisa que eu penso é na comida! Por mais que o roteiro seja incrível, as refeições são especiais pra mim e eu sempre dou um jeitinho de experimentar coisas diferentes, de acordo com o destino da vez, mas sinceramente eu não estava muito empolgada com o que comeria em Bonito. Não pela culinária do Mato Grosso do Sul não ser rica, porque ela é cheia de sabores diferentes e interessantes, mas pelo fato de que em viagens ecológicas, onde a gente acaba fazendo muita atividade física, o pessoal acaba preferindo comer coisas mais triviais e deixando de lado as aventuras gastronômicas.

Eu não estava totalmente errada, porque em todos os almoços que fizemos depois de conhecer os principais pontos turísticos da cidade acabamos comendo arroz, feijão, saladinha, carnes e essas coisas que acredito que a maioria das pessoas coma em casa no dia a dia, apesar de eu ser uma exceção. Mas a surpresa veio quando fomos conhecer um restaurante do centro da cidade, que além de ter um cardápio cheio de delicias regionais, ainda está instalado em um casarão lindo e iluminado, daqueles que dá pra passar a tarde inteira, comendo e conversando.

O nosso grupo era grande, acho que estávamos em 15 pessoas, mas pareciam 50 na hora de pedir comida. Tinha gente que detestava peixe, outras que não comiam carne, alérgicos aos mais variados ingredientes e também os aventureiros, que assim como eu vão de cara procurar as coisas mais diferentes do cardápio. Mesmo com tantas diferenças, todo mundo amou o Tapera, acabou virando nosso restaurante favorito da viagem e eu indicaria ele para qualquer pessoa que fosse conhecer Bonito, acho que um almoço lá faz toda a diferença na experiência que é visitar a cidade.

Como a gente estava em galera, acabamos pedindo muitas coisas e todo mundo experimentou um pouquinho de tudo, a única coisa que eu não provei porque não gosto mesmo foi a picanha… Que todo mundo amou! Carne e frango são coisas que eu não gosto muito de comer, então nunca peço em restaurante, mas quem comeu disse que era a melhor do mundo, perdi a conta de quantas foram pedidas, isso porque a porção é bem generosa.

Como sempre eu me foquei nos peixes! Alguém pediu um empanadinho que estava crocante e perfeito, mas se tem um prato que eu me apaixonei e não sei como vou viver sem comer foi o pintado com molho de guavira. Arrisco dizer que foi a melhor receita com peixe que comi nos últimos anos! O peixe estava úmido, mas totalmente cozido e coberto com um molho branco levemente adocicado e amanteigado, com vários frutos que deixavam o aroma da comida incrível. É diferente de tudo o que eu já tinha provado, porque a guavira tem um sabor bem característico e um cheiro marcante, mas agradou a todos e de vez em quando me pego pensando naquela receita. Ir à Bonito e não experimentar esse prato é burrice demais, não façam isso!

Apesar de estar preparada para preços altos no cardápio, como acontece com a maioria das cidades que vivem do turismo, achei muito justo o valor praticado no restaurante Tapera! As porções são bem grandes e os ingredientes de muito boa qualidade, então fiquei chocada que é muito mais barato comer lá do que comer na maioria dos restaurantes daqui de São Paulo. Como eu sei que preços importam, fotografei algumas páginas do cardápio para vocês terem uma noção:

Claro que comida gostosa é a moral da história na hora de escolher um restaurante, mas algo que me chamou atenção foi o engajamento do dono, o seu Antônio Carlos, que além de escrever poesias nas horas vagas, ainda se preocupa completamente com a sustentabilidade da cidade onde vive. Foi ele quem teve a iniciativa de implantar o sistema de Voucher Único em Bonito, um projeto que garante aos pontos turísticos sustentabilidade para continuar recebendo visitantes. Por isso é tão importante planejar com alguma antecedência a sua visita à cidade: um número limitado de pessoas pode fazer cada passeio por dia, assim o turismo é possível sem que o meio ambiente seja afetado, diferente de algumas cidades que têm suas maravilhas naturais destruídas por causa de empresas que visam apenas a arrecadação de dinheiro.

Demais, né? Por essas e outras que eu acho que todo mundo precisa conhecer Bonito um dia! Eu amei essa cidade e mal posso esperar pra voltar. E na volta? Vou comer pintado com molho de guavira todos os dias hahahahaha.

As fotos bonitas do post são do @atbfotografia, as de celular eu que tirei mesmo hahaha.

O restaurante Tapera fica na Rua Cel. Pilad Rebuá, 1961 Centro, Bonito-MS Próximo à praça central. O telefone de lá é (67) 3255-1757, eles não têm site, mas com essa comidinha nem precisa, né? Espero que tenham curtido a dica! Mil beijos e até amanhã <3

Me acompanhe nas redes sociais:

Facebook – Instagram – Youtube – Viber

Nenhum Comentário sobre Tapera Restaurante