Strogonoff Perfeito

29 de maio de 2012

Quem me conhece um pouco melhor da internet, ou os meus amigos pessoais do dia a dia com certeza sabem que uma das coisas que eu mais odeio da minha rotina é trabalhar fora de casa. Um dos meus maiores sonhos que com certeza é o que me faz acordar cedo e fazer freelancer ou gerar conteúdo para cá e para outros sites é a possibilidade de um dia conseguir viver disso e trabalhar na minha casa. Acho que a maioria das pessoas que tem isso como objetivo também quer, sobretudo não ter chefe e poder fazer os seus horários, não ter que obedecer outras pessoas e ter uma liberdade maior para decidir com o que vai trabalhar todos os dias. Claro que todos esses aspectos que eu citei são incríveis e com certeza melhoram muito a qualidade de vida de qualquer um, mas pra mim o que mais me incomoda de trabalhar fora é não fazer o meu próprio almoço todos os dias.

Eu odeio almoçar fora, odeio, odeio, odeio comer uma comida feita por gente que eu não conheço, detesto mesmo. Parece frescura, mas quando eu não levo meu próprio almoço para a agência (maioria das vezes) e preciso almoçar fora o meu humor é reduzido em pelo menos 50%.

Acho que eu me dei conta de tudo isso que tô contando pra vocês na semana passada, que fui comer num restaurante por quilo e tinha strogonoff. É uma das minhas comidas favoritas e eu achei que não ia ter erro, afinal é uma das receitas mais fáceis de fazer que existe. BANG! Estava uma droga hahahaha L então comecei a reparar que cada um faz strogonoff de um jeito e eu não tolero nenhuma das versões a não ser a minha e a da minha mãe. Tem gente que coloca molho de tomate, ervilha, milho, coisas picadas e eu simplesmente não entendo o motivo de tantas invenções. Então hoje resolvi ensinar a minha versão de strogonoff, pra quem tem duvidas na hora de fazer poder experimentar e surpreender com uma receita fácil, mas que quando bem servida rende muitos elogios.

Para servir 4 porções você vai precisar de:

  • 2 col. de sopa de manteiga com sal;
  • 400gr. de alcatra cortada em cubos (se pedir o açougueiro já prepara);
  • 1 cebola grande cortada em cubos (cortei com essa dica aqui);
  • 2 latas de creme de leite sem soro;
  • 12 col. de sopa de catchup;
  • 8 col. de sopa de mostarda;
  • 1 pitada farta de sal;
  • 1 dose de conhaque para flambar (opcional, quem tiver pai alcoólatra não usa kkk).

Fazer essa receitinha é muito fácil e rápido, você não vai demorar mais do que 30 minutos, mesmo se tiver que cortar as cebolas e a carne na hora. Para começar, derreta a manteiga e frite a cebola e a carne em uma panela só, juntinhas e ao mesmo tempo, afinal isso que vai deixar a sua carne bem macia.

Quando tudo estiver ficando dourado, você coloca o seu conhaque! Com ele o seu strogonoff fica mais perfumado, mais encorpado e muito mais fiel a receita original, porém é um opcional, eu mesma já fiz muitas vezes sem o conhaque e algumas pessoas nem percebem a diferença.

Quando a carne já estiver cozida e a cebola menos crocante, você pode começar a colocar o catchup e a mostarda, mas antes eu recomendo que você espere evaporar a maior parte do caldo da carne, fogo alto e tampa da panela aberta resolvem bem. É bom que vai dar aquela perfumadinha de comida gostosa na sua casa, o cheiro é uma delicia.

A ultima coisa que você vai colocar é o creme de leite e você precisa deixar o fogo ligado pelo menor tempo possível depois que você misturar o creme, porque senão o seu strogonoff lindo e perfeito pode talhar, o que esteticamente é nojento ahahahah. Colocou o creme de leite? Mistura bem, corrige o sal, prova pra ver se ficou quentinho e desliga o fogo! Pronto, agora é só servir com um arroz branquinho, batata frita ou palha.

Esse strogonoff eu aprendi com a minha mãe e foi minha comida favorita por muito tempo, só perdeu o posto quando eu conheci o shabu shabu, hahahaah.

Mas esse eu explicou outro dia! Curtiram a dica? Quem fizer me conta. Beijo <3

16 Comentários sobre Strogonoff Perfeito