Sopa de abóbora tosca e deliciosa!

O frio mal começou a chegar em São Paulo e eu e o Raoni já estamos viciados em sopa de novo… Mas não qualquer sopa! Deixamos de lado os cremes de espinafre, os caldos de cebola e até mesmo as beterrabas para nos dedicar a apenas um único e grande amor: a deliciosa sopa de abóbora! Eu inventei essa receita mais ou menos há uns 3 anos, quando eu ainda trabalhava fora. Digo inventei porque não peguei de nenhum livro, nem ouvi alguém falando sobre ela, eu só pensei que abóbora era gostoso, feijão branco é uma delícia e bacon combina com tudo, daí fui no mercado e fiz uma sopa, que é muito saborosa e ao mesmo tempo alimenta bastante… Digamos assim que eu goste de comer e não ficar com fome por algum (um bom) tempo.

O problema é que eu não sei tirar foto de comidas, principalmente se as comidas estão na minha cozinha, que é tão fotogênica e iluminada quanto um abismo, então nunca conseguia dar a receita dessa panelada de amor pra vocês. O que eu fiz? Venci a timidez, porque a cozinha continua a mesma hahahaha. Eu só tenho feito essa sopa vezes demais nos últimos dias pra não dividi-la com vocês :)

Para fazer essa incrível receita para 6 pessoas (ou 3 pessoas que repetem), você vai precisar de:

  • Uma panela bem grande
  • Um liquidificador ou processador 
  • 1,5kg de abóbora picada em quadrados
  • 2l dágua
  • 2cx de feijão branco cozido
  • Bacon pra caramba 
  • Sal, azeite e pimenta

A primeira coisa que você vai fazer é cozinhar toda a abóbora, o que pode demorar um pouco… Apesar de que existe um atalho pra isso, por mais que seja meio contra os meus princípios (e principalmente contra os princípios do Michael Pollan). Tudo o que você precisa fazer se estiver com pressa, é colocar todos esses pedaços de abóbora que você tem no microondas, por uns 10 minutos.

Depois de cozinhar a abóbora ou de assassiná-la no microondas, reserve todos os pedacinhos cozidos e bata no liquidificador até que vire um purê bem espesso. Se você tiver um liquidificador bem grande você até pode bater a água junto, mas eu evito porque sempre me queimo, a tampa sempre abre e voa água fervente na minha cara, é uma desgraça, então prefiro evitar momentos assim. Pra vocês terem uma ideia, houve uma época em que eu esmagava todos os pedaços de abóbora com um garfo convencional, de tanto medo que eu tinha de bater tudo no liquidificador.

Quando tudo estiver virado um purê bem macio, adicione a água e deixe apurar por algum tempo, mexendo cuidadosamente para que a comida absorva bastante amor e carinho (entendeu agora porque é fundamental não se queimar na etapa anterior, né?). Depois disso coloque o feijão na panela também, assim a sopa ainda vai absorver seu suave gostinho. Ultimamente estou fazendo essa receita de sopa em duas panelas: metade com feijões para o Raoni e lamentavelmente a outra metade, sem feijões para mim. Eu amo feijões brancos mais que tudo nessa vida, mas realmente estou diminuindo o carboidrato que como, então tomar sopa de feijões antes de dormir não está nos meus planos. Mas se você tiver num momento mais desencanado da sua vida coloca feijão em tudo, porque fica uma delícia.

Enquanto a sopa cozinha e vai apurando até chegar na textura que eu gosto, eu frito vários cubos de bacon. Infelizmente eu não sei exatamente quanto, porque eu esqueci de olhar na embalagem antes de joga-la no lixo e eu sempre faço tudo de olho, nunca reparei. Mas a gente compra aquela peça menor no mercado e dá pra fazer duas sopas com ela… Apesar de que quanto mais bacon, melhor, né?? Depois que o bacon estiver bem fritinho e dourado/torrado hihihi é só jogar dentro da sopa, pra ela absorver os gostinhos do porco. Apesar de achar essa etapa gostosa, ela não é fundamental, o que faz desa receita uma ótima opção para vegetarianos também! Nessa hora do bacon eu aproveito pra experimentar a sopa e ajustar o sal e a pimenta, então feito isso é só servir.

Gosto de preparar essa receita em dias mais frios e preferencialmente na hora do almoço, porque assim podemos ir tomando sopinhas ao longo do dia… Tipo em todas as refeições. Eu não tenho o hábito de congelar comida e não sei se dá certo fazer esse processo com essa sopa, mas pra quem quiser tentar em casa, eu acho que deve ser melhor colocar o bacon só na hora de servir, não congelaria ele não… Se alguém fizer isso me conta depois. Se bem que eu realmente gosto muito de fazer sopa, então acho que vale a pena reservar um tempinho e preparar tudo na hora. Sem usar o cheat do microondas eu demoro mais ou menos uma hora em todo o processo, mas cozinhando a abóbora no micro esse tempo cai para 30 minutos… Bem rápido, né??

Espero que tenham gostado da receita e, novamente, perdoem minhas lindas fotos de comida hahahaah. Foquem na receita e façam a sopa, ela é deliciosa! E vocês, tem alguma sopinha que vocês amam fazer em casa? Me contem nos comentários! Mil beijos e até amanhã, vamos torcer pra fazer frio <3

Me acompanhe nas redes sociais:

Facebook – Instagram – Youtube – Viber

4 Comentários sobre Sopa de abóbora tosca e deliciosa!