3 Séries Fotográficas Incríveis

21 de março de 2013

Fotografia! Quem diria que esse assunto apareceria aqui, né? Sempre falo e torno a repetir, porque sou teimosa: não sou fã de fotografia, hahahaha. Por mais que alguns profissionais trabalhem bem e produzam imagens encantadoras, jamais faria um curso na área e nem tenho vontade de comprar uma supercâmera incrível pra fazer as fotos por hobbie. Até pretendo melhorar um pouco a qualidade das imagens aqui do blog, mas realmente é algo que planejo apenas pelo deleite de vocês, porque sei que é importante, blá blá blá, mas eu nem ligo e detesto blog que posta mil imagens e uma linha de texto, quero leitura! Hahahaha #sinceridade.

Mas a verdade é que ultimamente eu ando apaixonada por um estilo de fotografia que é meio jornalismo, meio documentário… Eu não sei explicar e tampouco saberia dizer se é um estilo fotográfico, mas acho o máximo quando encontro algum artista que faz fotos sobre um determinado assunto e assim a gente consegue conhecer um pouco a realidade de outras pessoas, através de simples atos do dia a dia alheio, registrados. Separei meus três favoritos da semana pra mostrar pra vocês, são eles:

  • Quem faz os produtos Made in China!

Um cara chamado Michael Wolf, que já era famoso por fotografar os metrôs apertadões de Tóquio, fez todo um ensaio dentro de algumas fábricas daquelas precárias que pagam pouco e produzem a maior parte das coisas que temos em casa.


É uma realidade triste para nós, mas muito normal da Ásia e apesar do fator social, achei curioso ver todo o processo! Muita gente pensa que as coisas são feitas por máquinas, mas praticamente toda etapa tem bastante gente envolvida, na verdade.

  • Caminhadas Longas!

A jornalista Shannon Jensen fotografou vários sapatos de refugiados do Nilo Azul, estado do Sudão. Os donos destes calçados viajaram à pé para fugir da guerra civil entre o Sudão – fundamentalistas islâmicos e o Sudão do Sul – negros cristãos.

A média de tempo que cada refugiado levou para chegar a seus destinos varia entre 17 e 30 dias, ou seja… Esses sapatinhos infelizmente andaram bastante com seus donos.

  • Crianças + Brinquedos!

Por último, mas não menos maneiro, o fotógrafo Gabriele Galimberti viajou por diversos lugares do mundo e tirou fotos das crianças que conheceu, juntamente com seus brinquedos. Quer dizer, eu espero que ele tenha viajado por outros motivos, mas aproveitou e fez essa série super legal, porque senão realmente foi muita viagem pra tirar foto hahaha, mas até que valeria a pena, eu amei! Acho interessante observar as preferencias infantis ao redor do mundo e as condições econômicas de cada família. Li no Hypeness (meu site favorito!) que ele percebeu também que as crianças que mais têm brinquedos (e são riquinhas) não deixavam ele mexer muito, já as mais pobres ou com pouca coisa, eram as que mais dividiam.

Tudo muito curioso, né? Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre cada fotografo e, principalmente, sobre a história de cada fotografado. Mais alguém conhece uma série legal assim pra compartilhar? Deixem nos comentários! Aaaaah, falando em compartilhar, amar e ser amigo: vocês já viram emu novo vídeo? Não?!!! Então dá o play:

Não se esqueçam de mandar pro coleguinha, com uma daquelas mensagens “olha que legal o video dessa menina, ela é meio maluca, mas o video é bem legal” hahaha aloca. Beijos e até amanhã, lindos <3

7 Comentários sobre 3 Séries Fotográficas Incríveis