Sanduíche de Lombo e Vinagrete de Maçã

1 de junho de 2012

Final de semana começando e eu só quero saber de descansar, aposto que a maior parte do pessoal que trabalha de segunda a sexta-feira fica assim, né? Acho chato, queria ser mais produtiva. Se você fez almoços e jantares todos os dias que passaram, com certeza está pensando em variar comendo alguma coisa bem diferente para curtir sua folga, mas a receita de hoje vai ajudar você a unir o quesito delicia e o fator praticidade, porque é um sanduiche que sustenta todo mundo e encanta a maioria pela sua simplicidade.

Comi sanduiche de porco com vinagrete de maçã pela primeira vez naquela feirinha que teve no Higienópolis, O Mercado, no stand do Sal Gastronomia. Acho que foi uma das poucas barracas que de fato deram certo e não decepcionaram o público, já que só para entrar a fila era de 4 horas e quando você chegava lá dentro meio que já tinha acabado tudo que vendia para comer.

Na noite do evento achei esse sanduiche tão incrível, mas tão incrível, que lá mesmo prometi que inventaria alguma receita pra repetir em casa, tentar inventar alguma coisa parecida. Acabei precisando mudar um pouquinho, na impossibilidade de usar copa, fiz com bistecas, mas adorei e tenho certeza que a maioria das pessoas nunca provou algo igual, o que é muito engraçado, afinal os ingredientes são muito básicos, daqueles que sempre tem em casa. Quer fazer também? Se liga na receitinha!

Para fazer 4 sanduiches grandões você vai precisar de:

  • 3 filés de bisteca de porco grandes;
  • 1 tomate sem sementes;
  • ½ cebola grande;
  • 2 maçãs tipo Turma da Mônica ou Yakult;
  • ½ pimentão verde;
  • 75ml. De vinagre;
  • 1 col. de café de sal;
  • 4 pães de azeite ou ciabatas;
  • 1 batata grande ou 6 de fazer conserva, cozidas e sem casca;
  • ½ col. de sopa de manteiga.

O modo de fazer não tem segredo nenhum, na verdade hahahah. Coloque as bistecas em uma frigideira que você ama e confia, deixa lá tampada pra cozinhar bastante, porque comer carne de porco crua tipo assim… Mata.

Enquanto isso você vai picar o tomate, a cebola, as maçãs e o pimentão em cubinhos bem pequenininhos e do mesmo tamanho. Se você tiver um super cortados de cebola essa tarefa fica muito mais fácil, garanto e dei a dica. Misture todos os seus cubinhos crocantes e gostosos e adicione o vinagre: pronto, que vinagrete incrível você fez.

Agora, você vai fazer um purêzinho com as suas batatas, ou com a sua grande e poderosa batatona. Amassa ela ainda quentinha, com bastante carinho e a ajuda de um garfo, aproveita e adicione a manteiga assim já derrete, mistura e dá água na boca NHAM! 

A bisteca já está cozida e fritinha, bonitinha do jeito que você adora? Corta todos os seus bifinhos em lasquinhas bem finas e pequenas, parece chato mas é o que vai deixar o seu sanduiche gostoso é exatamente essa parte, tudo depende da sua dedicação na hora de cortar a bisteca.

Depois que estiver bem cortadinha, é só misturar direitinho com o purê de batatas! Esse vai ser o recheio do seu sanduíche… Agora é só montar do jeitinho que você preferir.

 

Quero tentar fazer de novo com a copa lombo, mas se alguém tiver dicas ou segredinhos, por favor, compartilhem! Da próxima vez a minha meta é tornar essa delícia mais fotogênica, acho que consigo hahahaha. Não sei exatamente o motivo, mas pra mim esse sanduíche tem cara de comida para meninos. Beijo <3

Nenhum Comentário sobre Sanduíche de Lombo e Vinagrete de Maçã