Salmão rápido e fácil

O meu momento favorito do dia é a hora de fazer o jantar. Claro que tem toda a parte burocrárica de decidir o que cozinhar antes, que as vezes me deixa meio confusa e mesmo com mil livros de receitas, sites e inspirações, sempre acabo inventando o menuzinho do dia. Há uns tempinhos atrás eu fiz um pratinho bonito que fez sucesso, então vou ensinar pra vocês. É simples, mas de coração :’)

Arroz + viradinho de salmão com shimeji + batatas rústicas!

Serve 3 pessoas meio famintas e você vai precisar de:

  • 300g de salmão (pode estar congelado);
  • 1 limão siciliano;
  • 1 col. de sopa de manteiga;
  • Azeite;
  • 3 copos de arroz;
  • 1 bandeja pequena de shimeji (pode ser congelado);
  • Batatas (eu usei 400gr mas sobrou loucamente pro almoço do outro dia kkkk);
  • Cebolinha;
  • Alecrim.

Acho que com exceção do salmão a gente tem sempre essas coisas em casa, né? Mas apesar da minha mãe falar que “dá câncer”, é mais gostoso e barato do que a gente pensa sempre ter um quilo do peixinho laranja no freezer (: É super fácil e rapidinho de fazer e surpreender seus queridos visitantes ou conviventes!

A primeira coisa que você vai fazer é o arroz! Seja na panela elétrica ou no fogão mesmo faz com carinho e refoga ele bonitinho. Cuidado pra não ficar parecendo um flan: arroz vem em grãos separados e se você consegue manter ele assim já deveria se sentir especial.

Agora você vai fazer as batatas, porque elas demoram um pouquinho no forno. Lava bem cada batatinha, com uma esponja de lavar louça daquela que vem com um bombrilzinho grudado. Sempre lavo legumes com essas esponjas, tenho uma só pra isso. Corte elas no meio (se forem pequenininhas tipo as minhas, se forem grandes corta em 4 senão demoooora uma eternidade pra assar). Salpique TODAS as batatas com bastante sal, muito azeite (litros) e alecrim. Se você não tiver alecrim rola aquele orégano, mas se dedica vai. Coloca essas batatas numa assadeira com fogo alto e esqueça-as, por uma meia hora.

 

Cebolinhas: uma das minhas saladas favoritas, mesmo não sendo uma salada. Corta um maço de cebolinha em rodelinhas finas e deixa no freezer até a hora de servir, assim elas estarão frescas e croc-croc-crocante.

Vamos ao salmão: se você for uma pessoa decidida que resolveu fazer esse prato na véspera, o seu salmão ta lindo, descongelado e todo temperado no limão siciliano com sal, já ta uma delicia. Se você não for desse tipo de pessoa, você vai colocar ele no microondas com todo o caldo do limão siciliano, e ainda estará arrasando.

Na sua frigideira (se ela for uma wok melhor, mas se não for nem liga, ou compra uma na Etna que é boa e custa R$ 19,00 só), coloca azeite e os shimejis. Os shimejis que eu tenho em casa são sempre congelados, eu compro na liberdade e faço estoque. Pode colocar congelado mesmo, em 5 minutos descongelou e ta lindo. Deixa fritar bem com um salzinho, pode esquecer dele lá por uns 5 minutos em fogo baixo. Ta começando a ficar com cara de gostoso? Coloca o salmão por cima (se você colocar o salmão direto na frigideira vai grudar tudo). Abafa até o salmão fingir que ta cozido, mexe mexe e pronto.

Essas comidas eu gosto de servir em potinhos, tipo chawans só que maiores (esses são de cerâmica, tem até uns de sucrilhos que são bonitos). É uma comida que você vai comer toda misturadinha e precisa ter carinha de confortável. A minha comida ficou assim:

Vocês vão tentar? O que eu faço de janta hoje? Beijo.

PS: As fotos são meio podrinhas porque além se eu ser a pior fotógrafa da internet, a câmera do iPhone + o vapor da cozinha = fail. Prometo que vou tentando caprichar mais!

1 Comentário sobre Salmão rápido e fácil

1 Comentário sobre Salmão rápido e fácil