Risotto Delicioso da Preguiça

Essa semana passou rápido! Tive muito trabalho e muitos compromissos acontecendo ao mesmo tempo, então me desdobrei pra conseguir dar conta de tudo e o resultado foi uma Helô muito cansada ao chegar em casa… E com um jantar pra fazer hahahaha. Bom, como eu adoro cozinhar e amo comer, pra mim isso não é problema: cansaço, pouco tempo e risoto são três melhores amigos e é isso que eu vou ensinar hoje pra vocês, já que sempre que eu coloco uma foto dessas no instagram (é @hdelarosa lá), vocês me pedem a receita.

Como dá pra fazer risoto de qualquer coisa e todos eles são deliciosos, vou ensinar a fazer a base e dois “sabores” que sempre faço em casa e amo, mas você pode inventar o que quiser, seja livre e voe com o arroz arbóreo. Para alimentar duas pessoas que comem bastante, você vai precisar de:

  • 2 copos de arroz arbóreo;
  • 1 tablete de caldo de legumes;
  • 2 col. de sopa de manteiga;
  • ½ copo de vinho branco (totalmente dispensável);
  • Sal e pimenta a gosto.

Tem gente que faz risoto de um jeito super lindo: dissolve o caldinho, ou faz um caldo com legumes de verdade, em uma panela a parte. Daí na outra panela refoga o arroz e vai colocando uma concha de caldo de cada vez, mexendo até o arroz absorver e repetindo esse processo por cerca de uma hora. Eu acho que só vale a pena fazer assim se você quiser impressionar alguém que vá te assistir cozinhando (se a pessoa não ver você fazendo, jamais saberá se você fez desse jeito longo ou do meu rapidex, o gosto é o mesmo), ou se você não tiver mais nada pra fazer também, o que em 99% das vezes não é meu caso também.

Se você quer fazer um risoto pratico e rápido, pra ver novela enquanto ele cozinha, refogue o arroz no azeite, coloque o tablete de caldo de legumes e complete com água: a quantia de água é sempre o dobro do volume do arroz na panela… Isso pro meu fogo que a chama é bem alta, se o seu fogão for meio lerdo, coloca o dobro de água, mais um copo e experimenta no fim pra saber se os grãos estão cozidos.

De vez em quando, dá uma boa mexida na panela, pro arroz não grudar no fundo enquanto cozinha, tá? Vai estar pronto quando toda a água tiver sido absorvida e sobrar só o arroz cozido e uma leve “papinha” de água de arroz por cima, mas mexe bastante no meio do cozimento e depois, porque essa papinha não é em grande quantidade, tá? Parece difícil, mas é fácil, a descrição só ficou longa porque eu quero fornecer o máximo possível de detalhes pra você nunca errar. Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo, adicione a manteiga e mexa bastante até a manteiga derreter e misturar completamente no arroz. Se você quiser colocar o vinho branco, a hora é essa!

Agora escolha qual vai ser a grande estrela do seu risoto e misture também. Depois é só ligar o fogo por uns 3 minutinhos, só pro seu “recheio” esquentar e o álcool do vinho evaporar. As duas opções de sabor de risoto que eu mais faço e amo são:

Alho-poró com salame

  • ½ alho poró cortado em rodelinhas
  • 150gr. de salame picado grosseiramente

Camarão

  • 400gr. de camarão refogado em azeite, sal e pimenta
  • 1 col. de sopa de cream-cheese (opcional)
  • 3 col. de sopa de cebolinha fresca picadinha

Gostaram? Acho que ficou bem explicadinho, né?! Dá pra fazer de qualquer sabor, fica ótimo com cogumelos, com alguns legumes ou verduras, castanhas, com outros frios… Pode inventar a vontade, é perfeito pra fazer num fim de semana de descanso… Quem fizer me manda a foto! Beijo e até segunda-feira <3

8 Comentários sobre Risotto Delicioso da Preguiça