Risotto de Wasabi + Atum Com Crosta de Gergelim

A gente já tá em contagem regressiva para o feriado de amanhã há vários dias e algumas pessoas já viraram até devotas da santa, por essa incrível graça alcançada. Mas acho injusto ninguém ter perdido tempo homenageando elas, as verdadeiras rainhas da festinha de arromba: amanhã é dia das crianças!

Criança mais legal já lançada no Brasil.

Pensando nisso, resolvi ensinar pra vocês uma receita super fácil, mas também muito fina e requintada, do jeitinho que as crianças detestam, afinal acho importantíssimo que desde cedo os pequenos sejam obrigados a comer de tudo, assim crescem menos frescos e me dão menos trabalho. A regra é clara, não tá envenenado é comida! Mas pra ser generosa nessa data que se aproxima, hoje vou ensinar essa receita que é igual comida japonesa (a maior inimiga dos pirralhos), só que cozida. Agora vocês gostaram né? Olha que gostoso!

Para servir 5 pessoas elegantes, mas que precisam se sustento, você vai precisar de:

  • 1 copo de gergelim negro;
  • 5 postas de atum;
  • 3 copos de arroz arbóreo;
  • 2 caldos de legumes;
  • 1 bisnaga de wasabi;
  • 100ml de shoyu;
  • 3 col. de sopa de mel;
  • Plástico filme;
  • 1 col. de sopa de manteiga;
  • ½ limão.

Os ingredientes podem ser até um pouco exóticos ou fora da rotina da sua geladeira, mas é tudo baratinho e essa é uma receita muito da riqueza, então vale a pena se você quer impressionar alguém ou fazer uma comida especial. Geralmente faço essa receita quando vou receber alguém metido, porque já fiz tantas vezes que é algo rápido e sem risco de dar errado, dai transmito aquela impressão de “minha vida é incrível 24/7”. É bem verdade que atum é um peixe caro, então talvez você fique adiando muito tempo essa receita… Para com isso fia, vai na peixaria e compra um peixe chamado “bonito”, é igualzinho atum e eu adoro! Nunca fiz essa receita, mas sashimi de bonito é algo de outro planeta, uma delícia.

Fiz 5 pedaços iguais a esse.

A parte mais importante é que o seu atum esteja bem limpo e sem espinha, assim o preparo vai ser realmente mais prático. Cata um prato que caiba até mesmo o meu maior peixe em repouso e espalha o gergelim dentro dele. É importante que não sobrem espaços em branco.

Pressione sua posta de atum sobre o gergelim negro, porque pra fazer uma crosta você precisa que um lado inteirinho do atum esteja coberto de gergelim. Com cuidado e sem deixar o atum dobrar (senão descola), transfira o atum do prato para o plástico filme, sempre com o gergelim para baixo… E enrole como um bombom!

O plástico precisa ficar bem justo no atum, para que a umidade do peixe transfira para o gergelim e crie uma casquinha gostosa. Daí deixa de lado.

Agora você vai pegar a sua panela favorita, a que tiver o fundo mais grosso e cai ferver 1 litro d’água, com o caldo de legumes dentro, pra ele dissolver legal.

Quando tiver fervido, coloque todo o arroz na água e fica mexendo de vez em quando. Geralmente tem uma galera que faz diferente: primeiro eles refogam o arroz, dai fazem a água com caldo numa panela diferente e ficam colocando concha por concha no arroz, mexendo sem parar… Eu não sou obrigada a passar a minha vida fazendo um único risoto e como meu jeito dá certo, vem comigo.

Isso é um arroz arbóreo.

Não dá pra fazer e ir ver novela enquanto cozinha, tem que assistir e dar várias mexidas, mas é tão fácil que você vai conseguir fritar o atum ao mesmo tempo. Eu prefiro fazer numa frigideira de teflon, mas se nenhuma das suas inspira confiança, coloca um fio de óleo (não azeite, óleo mesmo) só pra não grudar. Como a gente não quer que o atum cozinhe muito, você vai deixar o fogo bem alto tá? Daí com cuidado tira o atum do plástico e coloca pra fritar com o gergelim para baixo. Não fica molengando não porque a coisa é rápida, 30 segundos de cada lado e tá pronto, só a parte de fora vai ficar beeeeem cozida e dentro… Sutilmente cru, é muito bonito!

Nesse meio tempo a água do risoto deve ter secado… Eu faço sempre tudo ao mesmo tempo mas se rolar uma insegurança pode fazer uma coisa de cada vez, com calma e ajuda de algum amigo bondoso, divirta-se! Agora é hora de colocar todo o conteúdo da bisnaga de wasabi e também a manteiga no risoto, mexe bem até misturar perfeitamente. Caso contrário algumas partes estarão amanteigados e apimentadíssimos… Outros serão puro arroz e ninguém quer comer nenhuma dessas garfadas malucas aí.

Para servir, como o atum não foi temperado, você mistura o shoyu, o mel e o limão num potinho e joga algumas colheradas em cima do peixe pronto, na crostinha de gergelim mesmo. Fica uma delícia! 

Até agora nenhum fresco não se apaixonou por esse prato, ele foi totalmente aprovada por aqueles que gostam de comer coisas gostosas, finas e diferentes. Vai ficar em casa no feriado? Se dá um super almoço desses de presente! Quem fizer tira foto, hein. Beijo e até segunda-feira. Aproveitem muito <3

5 Comentários sobre Risotto de Wasabi + Atum Com Crosta de Gergelim