Pudim de Leite

Segunda-feira pra mim é um dos dias mais animados da semana. Mas pra quem não tá ainda com aquele gás a recomendação é direta: faça um docinho! Aproveita o tempo livre que toda segunda-feira e terça-feira tem, capricha numa sobremesa grande e vai comendo ela ao longo da semana, quando você ja estiver pedindo arrego.

A melhor receita de pudim que eu já comi, é a da minha mãe. Ela não é um amor? Ela mandou a receita pra vocês, olha:

  • Primeiro faça uma calda na forma do pudim desta maneira – Coloque 1 xícara de açucar e leve a forma ao fogo, vá mexendo com uma colher até o açucar derreter e virar uma calda grossa. Cuidado para não queimar, deixe a calda clarinha pois fica mais gostosa e mais bonita também. Junte a essa calda, ainda no fogo 1/2 xícara de água fervente e deixe até que o açucar esteja totalmente derretido e depois que tenha se formado uma calda linda de se ver. Retire do fogo e deixe esfriando.
  • No liquificador, bata 2 latas de leite condensado, duas medidas da lata de leite integral, 3 ovos. Bata bem e depois acrecente a mistura obtida naquela forma que vc caramelizou, com cuidado, usando as costas de uma colher para despejar a mistura, assim o caramelo não ‘fura’. Cozinhe no forno com uma assadeira maior sob a mesma, com água : o chamado banho maria, sabe? então.
  • Cozinhe por 40 minutos a uma hora, forno médio e a forma do pudim coberta com papel aluminio. Deixe esfriar na geladeira e sirva no dia seguinte. Na minha casa nós colocamos no freezer para esfriar assim podemos comer no mesmo dia…#gordanot
  • Na hora de desenformar passe o fundo da forma sobre a chama do fogão para derreter, só um pouquinho, o caramelo e desenformar com facilidade passando uma faca ao redor do pudim. Vire num prato grande de servir e voilá ! 
  • Obs. Querendo trocar a água quente da calda por suco de laranja morno fica um gostinho mais que delicioso!

 

Espero que vocês façam e me contem como ficou! Tem gente que não curte quando o pudim fica com furinhos. Meu favorito é assim e não: o pudim não deu errado quando fica assim, desencana dessa vibe negativa de falar que desandou. Mas se você prefere ele lisinho e não quer esperar a massa descansar por 4 horas dá uma roubadinha: coloca na mistura uma colher de sobremesa bem cheia de maizena. Minha mãe não é o máximo? Ela faz esse pudim e manda lá pra minha casa <3

Vamos gente, a semana começou 😀

Nenhum Comentário sobre Pudim de Leite