Petiscos Para o Natal

Como andam os preparativos para a ceia de Natal por aí? Aqui já tá tudo encaminhado e como eu contei naquele post onde mostro a nossa decoração de Natal, a gente até já ensaiou alguns aperitivos que vamos servir na noite de Natal.

Doces geralmente são mais adaptáveis a decorações festivas, então a gente ainda não ensaiou a sobremesa, acho que vou fazer algumas miniaturas e porções menores amanhã, na 5ª feira (porque daí eu posso contar com a ajuda do pessoal da agência pra comer na 6ª hahaha). Mas salgados sempre tenho mais dificuldade para enfeitar: uma vez fui num aniversário na casa da minha tia Adriana (alô você!) e tinham salgadinhos de catupiry com frango defumado bem gostosos, porém eles foram servidos na cor azul e eu meio que não aderi a tanta espalhafatosidade criativa, porque acho que com comida salgada não orna tão bem.

Brincadeira tia, te amo s2.

A gente pesquisou um pouquinho na internet, numa página incrível do facebook chamada Natal Maníacas: entrem e olhem as fotos, a maior parte das decorações e docinhos que faremos pegamos a referência lá, tem muita coisa de todos os preços e gostos.

Uma das coisas que a gente viu e amou, foi o boneco de neve de ricota, mas quando a minha sogra foi ao mercado descobriu que 6 aspargos estão saindo pela bagatela de R$ 12… Então não é muito viável, já que cada bonequinho precisa de 2 aspargos isso encareceria muito o setor de aperitivos, então a gente inventou um pouco.

Para fazer o presentinho de ricota, você vai precisar de:

  • Meia ricota;
  • 50ml de água quente;
  • 1 col. de sopa de pó para sopa creme de cebola;
  • 3 col. de sopa de talos de cebolinha picados em rodelinhas finas;
  • Sal, azeite e pimenta a gosto.
  • Cebolinha, salsinha e tomate cereja para decorar.

Gente, pra fazer esse presentinho não tem segredo: mistura tudo e fica amassando com um garfo até a ricota desmanchar e virar uma massinha esfarelenta… Fez isso a mistura tá pronta. Daí você pega um pote, tapauér ou manteigueira e unta ela com um plástico filme. Isso é muito importante, porque sem o plástico por dentro do pote você não vai conseguir desenformar, vai quebrar tudo porque ricota é feita de farelos, não esqueça. Feito isso, basta colocar a mistura que você fez anteriormente, apertar bastante pra ficar bem compactado e sem furinhos e levar ao freezer por 1 hora. Quando ela estiver bem firme e quase congelando você tira e decora bem bonitinho, do jeito que você achar mais legal e que for combinar melhor com a sua mesa.

Se a galera não curtir cebola por aí, nós também fizemos outra opção:

  • Meia ricota;
  • 1col. de sopa de “ervas finas” desidratadas;
  • 4 col. de sopa de azeite;
  • Sal e pimenta a gosto.

Eu não sou muito apegada a queijos magros, então quando faço aperitivos de ricota prefiro servir com torradinhas temperadas, mas isso é opcional: acompanha bem biscoitinhos, pães, torradas e até carpaccio. Agora, se ricota não cai muito bem por aí, mas você também quer dicas do que servir, se joga em bandejas de frios (bandejas mesmo, porque tábuas são feias aloca) com uma decoração diferente e uma apresentação mais caprichada. As nossas do ensaio foram de provolone com salame e rolou até um laço de salsinha pra convencer os convidados de que é Natal, dingle bell,papai noel, menino Jesus etc.

Você também pode servir palitinho caprese, é muito fácil de fazer: corta o tomate cereja no meio, espeta metade num palito, coloca um quadradinho de queijo e espeta a outra metade junto com uma filha de manjericão pra arrematar. Todo mundo adora e coma horrores, mas tira uma hora só pra isso porque é meio meticuloso e chato de fazer… Mas vale a pena, porque é Natal e a sua família merece.

Mas se você tá com muita preguiça de tudo isso e ainda assim precisa servir alguma coisa salgada, compra um queijo brie, cobre ele de mel ou de geléia de pimenta e enche de biscoitos crocantes em volta… Fácil, todo mundo come, é uma delicia e é meio elegante. Mas daí a decoração fica por sua conta, porque esse a gente comeu de aperitivo e não era ensaio de nada, hahahaha. Eu acho que rola circular ele com ramos de alecrim e jogar pimenta rosa em grãos no alecrim… Fica parecendo azevinho, que é a cara do Natal!

Gostaram das diquinhas? Foram basiconas mas é de coração. E você, o que vai servir de aperitivo antes do Papai Noel chegar? Quero saber tudo! Beijo e até amanhã <3

Nenhum Comentário sobre Petiscos Para o Natal