Pavê de Vagabundo

14 de fevereiro de 2013

Cabou o Carnaval, mas chegou delícia! Fiquei um tempão sem postar receitas aqui no blog, mas agora essa seção vai voltar com força total e pra começar uma sobremesa que todo mundo gosta: pavê! Desde pequena ouço minha mãe e minha tia falando que na verdade, pavê nem é uma sobremesa… Sobremesa é doce cozido no tacho por horas de puro esforço e dedicação, então elas nunca levavam pavê nos encontros em que cada um levava um prato, mas elas levavam torta de liquidificador, que por mais delicia que seja, é o quitute oficial dos vagabundos, né? Estamos de olho, mamãe.

Fiquei um tempão sem fazer e comer pavê, mas recentemente o Raoni descobriu que é a sobremesa da vida dele. Como é delícia, fácil, barato e prático, a dica de hoje é fazer o seu bandejão, colocar na geladeira e tirar de novo no fim de semana: quanto mais tempo ele fica descansando no geladinho, melhor fica… Acho que ele é um vagabundo preguiçoso de verdade! Hahahaha. Para fazer um refratário de uns 30x20cm e comer sozinho de colher chorando as magoas do carnaval, ou dividir com até 8 amiguinhos felizes, você vai precisar de:

  • 2 caixinhas de creme de leite;
  • 1 caixinha de creme de leite para chantilly (se não tiver, coloca a normal mesmo que tá de boa);
  • 1 quadradão de chocolate ao leite;
  • 2 pacotes de biscoito maisena ou manteiga (de preferência quadrado ou retangular);
  • 1 caixa de leite condensado;
  • 2 col. de sopa de manteiga;
  • 100ml de coca cola.

Sinceramente eu não acredito que alguém realmente não saiba fazer pavê… Provavelmente é preguiça, mas tudo bem se você for um preguiçoso: vou ensinar a fazer um pavê sujando uma panela, uma colher e um potinho, prometo que nada gruda na panela nem no potinho. A primeira coisa que você vai fazer é o creme de la creme hahaha aloca: coloca as duas caixinhas de creme de leite, a manteiga e o leite condensado numa panela em fogo alto/médio e mexe tudo sem parar. Na verdade você pode parar, mas eu sempre mando mexer enlouquecidamente, porque se você tá mexendo significa que ainda está na cozinha olhando pra panela, então nada vai queimar. Pode mexer por uns 8 minutos, vai ficar bem gostoso.

Agora deixa seu creme de lado com a panela desligada (uén, uén, uén, uén – sirene pra você prestar atenção e desligar a panela, por favor não queime uma coisa tão fácil de fazer), comece a fazer uma camada de biscoitos por tooodo o seu refratário. Espero sinceramente que o seu seja retangular como o meu e que seus biscoitos sejam retangulares como os meus, isso facilita muito a tarefa. Essa travessa de alumínio eu comprei numa loja de porcarias, ao lado daquele shopping de porcarias chamado Daiso Japan, na Rua Direita. Aliás, eu odiei totalmente a Daiso então não vai ter post. O refratário custou R$ 6 e eu amei ele. Fez uma caminha de biscoitos? Molhe cada um deles com uma colher de coca cola, assim eles vão ficar molhadinhos e consequentemente grudados no fundo do refratário, isso vai evitar a bagunça quando você for colocar o creme em cima dos biscoitos… Que é agora, distribua metade do creme que você fez por cima dos biscoitos grudados com refri. Aliás, pode ser qualquer refri, se não tiver refri pode ser leite, mas eu odeio leite, só gosto de creme de leite. Depois você coloca mais uma camada de biscoitos por cima do creme branco.

Por cima dessa segunda camada de biscoito, vai um creme pouco consistente de chocolate: eu derreti meu tabletinho no micrrondas, mas se você não tiver pode ser na panela, já misturando com o creme de leite pra chantilly… Que se você não tiver também, pode ser um creme normal + umas 4 colheres de leite.  Despeje por cima dos biscoitos e coloque mais biscoitos por cima dele.

Por cima dessa terceira e ultima camada de biscoitos, despeje a metade do creme branco que você guardou lá no começo da receita. Como essa é a última camada da sobremesa, você pode fazer alguma firula pra decorar: tem gente que mistura granulado, confeitos coloridos, mas eu acho insuportavelmente doce. Geralmente eu coloco flor de sal ou sal rosa do himalaia polvilhadinho por cima, porque acho que destaca o sabor do doce e elimina todas as possibilidades de ficar enjoativo. Se você quiser pode misturar um pouco de algum licor da sua preferência também. Eu acho que pode ser alguma coisa de limão, geralmente fica gostoso… Mas seja livre para criar. No meu coloquei só o sal por cima e fiquei de boa.

parecelasanhamasépavê.jpg

Já cansou de fazer pavê? Tudo bem, porque o modo de preparo acabou! Hahahaha <3 Espero que vocês tenham gostado, que deixem a receita descansar na geladeira pra ficar ainda mais gostoso e que me contem ou mandem foto da sua versão do pavê de vagabundo. Liberte o preguiçoso que está dentro de você. Beijos e até amanhã <3

19 Comentários sobre Pavê de Vagabundo