Macarrão com Queijo e Frutas ao Forno

29 de junho de 2012

No ultimo final de semana me preparei para dois dias de pura diversão, gargalhadas e entretenimento na casa dos meus pais, como costuma acontecer a cada 15 dias, mas ao chegar lá, me deparei apenas com 2 gatos malucos, 1 cachorro carente e meu padrasto faminto, assistindo um HD inteiro de programas do Jamie Oliver.

Ele sempre assiste vídeos e programas culinários para aprender técnicas novas e se inspirar para receitas diferentes. Mas nossa, dessa vez chocou a população dos três estados Dela Rosa, ele levantou sigilosamente e foi comprar todos os ingredientes para reproduzir todas as receitas do episódio. Ok, talvez não todas, mas todas que importam e salada amigos… Nunca importa.

Então essa é a receita de hoje, que espero que seja executada nesse incrível final de semana que você esta prestes a vivenciar. Além de ser uma comida e uma sobremesa muito gostosa, achei fácil e achei muito divertido de fazer. Foi empolgante, muito legal mesmo ajudar o meu padrasto a fazer esse jantar. Eu nunca tinha feito comida seguindo receita na minha vida, posso falar que repetirei mil vezes essa experiência, dá muito prazer e orgulho ver que você conseguiu fazer com que um prato que tinha achado delicioso, ficasse igualzinho ao da TV! Então vamos lá, caneta, papel, impressora e Ctrl C na mão, porque você é um fera e vai arrasar com essa comida no seu domingão. Não vai ter tempo? O céu é o limite, começamos a fazer na sexta depois da meia noite e às 2 da manhã já estávamos comendo a sobremesa, vem que tem!

Para alimentar 10 pessoas você vai precisar de muitos ingredientes:

Macarrão com queijo:

  • 2 pacotes de macarrão pipette;
  • 3 latas de creme de leite;
  • 500gr. de muçarela ralada;
  • 3 dentes de alho;
  • 100gr. de queijo prato tipo polenghi;
  • 4 pães italianos pequenos (ou um grande);
  • 1 pacote de bacon em tiras (umas 10 tiras);
  • 1 ramo de manjericão;
  • 1 buquê de couve flor.

Frutas assadas com sorvete de creme:

  • 1kg de uva sem sementes partidas ao meio;
  • 4 mangas picadas em cubos;
  • 4 ameixas sem caroço partidas ao meio;
  • 4 pêssegos sem caroço partidos ao meio;
  • 100ml. de brandy;
  • 3 col. de sopa de açúcar;
  • 20ml. de syrup de baunilha ou 4 col. de sopa de essência de baunilha;
  • 1 pote de sorvete de creme, claro.

Primeiro a gente vai fazer as frutinhas, porque elas precisam ficar bem mais no forno do que o macarrão e, amigos logística é tudo na hora de uma refeição. É bem fácil, você precisa misturar todos esses ingredientes lindos numa assadeira e colocar no forno, por 40 minutos ou até tudo estar bem macio e gostoso, fim. Fácil, né? As frutas certas e o aroma encantador que dá o toque de sofisticação e desejo nessa receita, mas você não tem tanto trabalho. Amou?

Antes do forno

Depois do forno e depois dos meus irmãos atacarem.

Vem amar mais porque agora a gente vai fazer o macarrone. Coloque os dois pacotes de macarrão juntos e bff pra cozinhar numa panela bem grandona com água, sal e um fio de óleo. A panela tem que ser grande mesmo, porque junto com o macarrão, você precisa cozinhar a couve flor também! Atente-se para não colocar talos muito horríveis junto, tenta colocar mais as arvorezinhas mesmo, elas que são amiguinhas.

Quando o macarrão estiver al dente e a couve flor já estiver meio que passado do ponto, um pouco mole, você vai escorrer tudo, mas calma! Porque você precisa guardar meio litro dessa água, isso é muito importante, guarda essa água do cozimento. Acho que esse é o real motivo desse macarrão ser gostoso e diferente.

Disponha o macarrão em um refratário bem grande que possa ir ao forno e deixe faltando pelo menos um dedo para completar, porque você precisa de espaço para colocar uma farofinha que faremos daqui a pouco.

A gente não tinha uma assadeira que coubesse dois pacotes de macarrão, um quilo, então fizemos em duas assadeiras diferentes, mas não deu diferença.

Amasse bem a couve flor com um garfo, é pra ela desmanchar totalmente e assim que fizer isso, misture a muçarela com o macarrão e a papinha de arvorezinhas-felizes. Tem que ser tudo meio rápido, pros queijos derreterem com o calor do cozimento do macarrão.

Disponha as fatias do queijo polenghi e jogue por cima dessa mistura toda, a água que você reservou do cozimento do macarrão. Pronto, agora falta só o creme de leite e misturar tudo com bastante capricho.

Vamos fazer a farofa? Fiquei um pouco chocada com essa delicia e quero tentar usar em outras receitas também, é muito fácil e criativa. Se você tiver processador, vai ser incrível, mas senão, pode fazer no liquidificador como eu fiz, mas daí vai batendo aos poucos, faz várias porções diferentes.

Disponha todas as suas fatias de bacon em uma frigideira e frite-as até que fiquem crocantes e douradas.

Depois coloque para bater no liquidificador/processador, todas elas, com a gordura do bacon que ficou na frigideira, o alho, o manjericão e também os pães italianos. Precisa bater bastante, até virar uma farofa bem fininha, é a mesma espessura da farofa temperada pronta Yoki, eu acho. Corrija o sal caso ache que precisa de mais, mas pra mim assim tá incrível para o seu paladar e para os seus rins então, nem se fala.

Espalhe essa farofinha por toda a superfície do macarrão, ela vai ficar crocante e vai guardar toda a umidade do queijo com bastante carinho, hahahahah. Vai ficar no forno médio pré-aquecido por cerca de 15 minutos, assim o queijo que não tiver derretido, derrete e a farofa fica ainda mais crocante!

Eu amei demais essa receita e já estou planejando de repetir. Fez muito sucesso lá em casa e é um jeito interessante de fazer crianças frescas comerem couve flor, meu irmão que é chatinho nem se deu conta de que tinha, super legal.

Se deu pra fazer nessa cozinha minúscula, na sua vai ser D+.

Minha 1ª de 3 porções #sinceramente.

Espero que vocês experimentem e quem experimentar, não esquece de me contar como foi! Tem mais alguma receita legal que você viu na TV e deu certo fazer em casa? Manda pra mim! Beijo e bom fim de semana <3

6 Comentários sobre Macarrão com Queijo e Frutas ao Forno