Liquidação europeia de inverno: dicas para aproveitar de verdade!

Se o fim do verão aqui no Brasil tem alegrado muita gente pelo fim das altas temperaturas, lá na Europa é a despedida do inverno que faz o pessoal feliz – e não é pelo final do frio, viu?! Com o término da estação, chegam as tão aguardadas liquidações de inverno. Sério,gente: é liquidação de verdade, com preços lá no chão que fazem valer a pena ir de malas vazias só para poder comprar bastante lá.

Agora, você deve estar se perguntando: compensa fazer compras na Europa mesmo tendo que comprar as passagens de ida e volta? E eu respondo: com planejamento e antecedência, compensa sim! As liquidações duram, em média, cinco semanas, indo do início de janeiro até meados de fevereiro. Então, quem começar a se planejar agora – providenciando itens como passagens, reservas em hotel, passaporte e seguro viagem – consegue economizar tanto na chegada até o continente europeu quanto nas compras.

Os lugares que ganham mais destaque nas liquidações de inverno da Europa são Londres e Paris, sem dúvidas. Nas duas cidades, é possível conseguir descontos de 20% a 30%, nas primeiras semanas, até 50% e 60% off nos últimos dias! Dica que vi no saia pelo mundo: se você está pensando que voltará ao Brasil somente com roupas e sapatos, está enganada, móveis e aparelhos eletrônicos também podem ser obtidos com preços ótimos em diferentes lojas, então vale a pena pesquisar.

E por falar em lojas, aqui vai o mapa da mina: na capital inglesa, os destaques ficam por conta de lojas como Harrods, Selfridges e Bicester Village – nesta última, os descontos chegam a 75%.

Em Paris, os consumidores vão ao delírio na Forum Les Halles, Galeries Lafayette e Le Bon Marché.

Ah, detalhe importante: não esqueça de desbloquear/providenciar um cartão de crédito internacional para a viagem de compras. Também é bem útil ficar atento às taxas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), de 6,38% no cartão de crédito, para evitar surpresas na fatura. Uma novidade não tão legal assim que vi no BankFacil é que o governo padronizou a taxa para compras no exterior, então fazer suas comprinhas usando cartões pré-pagos ou realizando saques no cartão de débito deixou de ser vantajoso. A melhor opção é comprar moedas estrangeiras nas casas de câmbio antes de sair do Brasil – com IOF de 0,38%! – e levar dinheiro em espécie para suas compras.

Última dica do post: se você não vai conseguir ir para a Europa para aproveitar a liquidação, já foi publicado aqui no blog várias dicas para comprar pela internet! Gostaram das dicas? Tem mais alguma informação incrível para quem pretende viajar e fazer compras? Deixem nos comentários. Beijos e até a próxima!

PS: esse post é uma colaboração externa do leitor Adryan Lima, que adora ler e dividir o que sabe quando o assunto é viagem de compras! Para entrar em contato com ele, envie um e-mail para adryanlima500 ARROBA gmail.com.

Nenhum Comentário sobre Liquidação europeia de inverno: dicas para aproveitar de verdade!