KonMari – A mágica da arrumação!

12 de janeiro de 2016

Em 2015 eu li pouquissimos livros e não me orgulhei disso, então prometi que leria mais em 2016 e até fiz alguns sacrificios na minha rotina para poder tornar da leitura um hábito mais frequente… E por enquanto deu certo, afinal o ano acabou de começar, né? O primeiro livro que eu li em 2016 foi A Mágica da Arrumação, da otaku da organização Marie Kondo. Eu já tinha ouvido a falar nesse livro quando saiu a versão em inglês, que chama ~The Life-Changing Magic of Tidying Up: The Japanese Art of Decluttering and Organizing~ e me interessei pela parte japonesa da coisa, mas acabei sem tempo de ler e só fui lembrar dele quando todo mundo começou a falar sobre… Desde as revistinhas femininas até a Jout Jout. Ou seja, já não tinha mais aquela magia diferentona-barroca-descobridora na coisa, né? Então deixei pra lá de novo, até que fui comprar o presente de Natal da minha mãe (comprei esse aqui pra ela), o livro da Mariezinha tava só R$ 19 (e agora tá R$ 23 clicando aqui) e eu precisava de algo simples para ler nos feriados de fim de ano :)

marie-kondo-book-dela-rosa Todo mundo começa os posts sobre esse livro falando que ele mudou a vida e que é incrivel, mil coisas. Realmente ele mudou a minha vida em um pequeno aspecto e tem dicas muito legais, mas eu acho que o mais importante a dizer para você que pretende ler A Mágica da Arrumação e assim aprender o método KonMari é que a Marie Kondo tem 30 anos! Parece uma informação meio louca, mas assim como eu, várias outras pessoas que leram esse livro acham que estão lendo algo escrito por uma senhora, o que é fofo, porém um pouco teimoso e talvez antiquado, né? Quando eu penso que uma japonesa de 60 anos escreveu um livro com dicas, é algo muito legal… Mas quando vejo que alguém de 30 anos está dando dicas sobre organização, parece mais real de que tudo o que é ensinado realmente pode fazer parte da minha vida e da minha casa, afinal talvez o nosso estilo de vida nem seja tão diferente assim, né? Temos idades parecidas, rs. Pra mim essa informação fez tanta diferença que estou quase lendo o livro de novo, então tenha isso em mente.

marie kondo

Um dado importante sobre a minha relação com o livro é que desde que eu acabei de lê-lo, a unica coisa que fiz inspirada nele foi arrumar uma única gaveta do meu guarda-roupa da forma que a Marie ensina e sinceramente, deu muito certo! Mas isso não significa que as outras coisas não valham a pena ou que eu não vá executar todo o resto das dicas que ela dá no livro, muito pelo contrário… A cada passo que eu dou pela minha casa, eu lembro de algo que a Marie Kondo me ensinou e isso é uma das coisas que eu acho mais mágicas desse livro: é impossivel esquecer das dicas dela ou ficar sem entender alguma coisa e é justamente por isso que eu estou indicando esse livro pra vocês: a forma como ela organiza as coisas é excelente, mas mais legal do que isso é a maneira como ela ensina e explica as coisas.

marie-kondo-rainha

No começo eu achei o livro muito repetitivo, parecia uma versão ainda mais incansável de O Segredo… Mas repetição é uma coisa que os japoneses realmente levam a sério e que para muitas coisas acaba sendo uma técnica que funciona. Ao passar do livro eu percebi que o fato dela bater na mesma tecla algumas vezes foi super importante para que eu realmente absorvesse a metodologia e me tornasse uma pessoa organizada pra sempre, ao invés de simplesmente usar o livro para um guia de faxina, sabe? Ao invés de ler a história, pegar dicas e guardar o livro para a consulta, eu sinto que nem preciso mais olhar o livro para me lembrar de tudo o que aprendi sobre o método KonMari. É como se eu tivesse aprendido um novo idioma chamado organização e acredito que a forma como ela escreveu é a responsável por toda essa memorização, principalmente para alguém com a memória tão fraquinha como eu, rs. Por isso, a minha dica para quem procura um livro realmente inspirador em 2016 é começar por A Mágica da Arrumação, porque por mais que pareça uma coisa meio boba ou autoajuda, eu aprendi muitas coisas legais sobre como melhorar o lugar onde eu moro, assim como a minha vida também… No fim das contas não é sobre a nossa casa, o método KonMari é mais sobre autoconhecimento do que você imagina! É super legal 😉

marie-kondo-dela-rosa

E aí, mais alguém já leu esse livro? Alguém já conseguiu tempo para executar o método em todas as categorias da casa? Me contem nos comentários! Eu já marquei na agenda um dia para colocar as coisas em prática por aqui e também encomendei dois outros livros complementares que ela lançou, mas que ainda não têm tradução para o português… Assim que tiver novidades sobre o KonMari na minha vida conto pra vocês também, rs. Mil beijos e até mais tarde <3

Me acompanhe nas redes sociais:

Facebook – Instagram – Youtube 

Snapchat mais legal do Snapchat: helodelarosa

Siga o meu blog no Bloglovin

17 Comentários sobre KonMari – A mágica da arrumação!