Frango Xadrez

27 de março de 2012

Quando eu era criança, meu sonho era morar sozinha para comer frango xadrez todo dia. Bem… eu não moro sozinha, então faço no máximo uma ou duas vezes por semana, senão o Raoni vai enjoar dessa que, sem duvida alguma, é uma das minhas comidas favoritas (junto com shabu shabu, claro).

Além de ser um dos jantares mais rápidos e fáceis de fazer nessa vida, ainda tem um toque charmosinho, já que muita gente acha que só dá pra comer isso ligando pro China in Box. Modéstia a parte (hahahahaah) acho o meu bem mais gostoso do que o de qualquer restaurante chinês que eu já comi, mas gosto é gosto, então pra saber se eu estou certa e o nosso gosto combina (~romance no ar~) você vai precisar fazer a minha receitinha.

Para servir 3 porções bem fartas, você precisará de:

  • 1 peito de frango pequeno (300gr de filé);
  • 2 cenouras pequenas;
  • 2 cebolas médias;
  • 2 pimentões;
  • 1 saquinho de amendoim (no Maximo 75gr.);
  • 5 col. de sopa de açúcar;
  • 150ml. de shoyu.

 

A primeira coisa que você deverá fazer é cortar todos os ingredientes. Limpe bem o frango, sem peles, ossinhos ou qualquer outro treco não delicioso que venha com ele e corte-o em cubos, pedacinhos mesmo. O maior não pode ter mais de 3cm, assim todos estarão cozidos igualmente e você não vai passar vergonha na frente das visitas hahaahah.

A cenoura você vai descascar de leve, com o lado sem corte da faca mesmo, e cortar em rodelinhas não muito finas. O pimentão você vai tirar todas as sementes e cortar em tiras, ou em quadrados (como eu prefiro).

Aproveita e já corta as cebolas também, pode cortar só em quatro que ela desmonta sozinha no cozimento, mais pratico não tem <3

Eu te recomendo fazer essa receita em uma frigideira grande, de preferência uma wok. Se você não tiver, faz na panela mais fina que você tiver e fica mexendo de vez em quando pra não queimar. Na wok a única hora que você vai mexer é pra misturar as coisas e servir mesmo, compensa muito. Compra uma pra você quando der, na Etna vende uma ótima por R$ 19,00, eu tenho dessa, YAY!

A primeira coisa que você vai fazer é colocar um fio de óleo na sua panela e antes dele esquentar, colocar o açúcar. Deixa ele lá parado, até virar um caramelo. Talvez algumas beiradas comecem a queimar antes de todo o açúcar derreter, mas essa queimadinha é uma delicia, então começou a queimar coloca o frango e a cebola, mesmo se tiver açúcar branco ainda.  Mexe um pouquinho só pra tirar o caramelo do fundo e ele não queimar INTEIRO, né. Ninguém come frango puxa-puxa, amiga, mas deve dar certo também, hahahahaha.

Abafa com alguma coisa, pra dar uma cozidinha no frango e na cebola, ao invés de fritar. A tampa da minha espagueteira serve pra isso, não é do mesmo tamanho mas tampa se a wok não estiver muito cheia, uso ela mesmo kkkkk. Minha mãe quando tem que fazer uma quantidade grandona tampa a wok com forma de pizza, então qualquer coisa vale. Deixa abafado uns 5 minutos em fogo médio. Depois disso, coloca a cenoura e o pimentão também, dá uma misturadinha pra pegar o gostinho doce do caramelo e abafa de novo, por uns 10 minutos. 

Agora chega de abafar, aumenta esse foto até o talo porque a gente precisa fazer toda essa água do frango e dos legumes, secar. Não deve demorar muito, mas espera paciente. Assim que a água secar você coloca os amendoins e o shoyu e…. Espera secar de novo, hahahaha. Dessa vez nem precisa secar muito, porque se ficar um caldinho é gostoso pra comer com o arroz. Mas tem que ser pouco caldinho mesmo, bem menos de 1 dedo no fundo da frigideira, precisa secar bastante pra ficar com a textura certa, paciência.

Secou tá pronto, mas se eu fosse você eu experimentava antes de comer, assim você só serve depois de ter certeza que esta adocicado do jeito que você gosta. Se achar muito doce, coloca um salzinho mesmo, deve ser pouca coisa pra chegar no seu gosto.

Vocês vão fazer? Tô aceitando marmitex, hahaahah. Brincadeira, faz sim porque é uma delicia, bem mais gostoso do que fotogênico, prometo.

E participa do sorteio do Ovo de Páscoa Kit Kat, sexta sai o resultado! Beijo.

PS: As fotos da festa ficaram péssimas porque acabou a bateria no meio da receita, então tive que acabar de fotografar com o iPad… me desculpem <3

1 Comentário sobre Frango Xadrez