Fandoms de K-POP

13 de junho de 2012

Oi gente! Semana passada todos os fãs de K-Pop do Brasil receberam uma noticia muito especial: o grupo BIGBANG confirmou a sua vinda ao país! Não sei como não chorei quando saiu o anuncio no Facebook oficial deles, mesmo sem a data e mesmo sem o local agendado, saber que estaremos incluídos na turnê mundial Still Alive é provavelmente a melhor noticia do ano pra mim, que sou fã da banda desde os meus 15 aninhos <3

Daí assim que foi divulgado, eu que achei que todos os fãs de K-Pop estariam contentes porque seus hobbies estavam ganhando força, sendo reconhecidos, descobri que estava completamente enganada! Os fãs de outras várias bandas coreanas estavam surtando, uns eram contra, outros eram muito contra e outros eram contra demais, hahahaha achei curioso. Foi nesse momento que eu me toquei que existe muita coisa nessa vida e nem todo mundo estava na vibe Hello-Kitty-Mundo-Perfeito junto comigo, afinal fãs da cultura coreana também se dividem em muitos subgrupos malucos.

Como eu não conheço nenhum deles direito, convidei o super onhecedor de K-Pop @bigodedoshinee  pra explicar melhor para nós como chamam os fãs clubes, como eles se caracterizam nas multidões e, principalmente, como rolam as tretas nesse meio tão fofo que é o K-Pop!

Olá para vocês leitores fãs de K-pop! Sempre vi a Heloísa falar do assunto aqui no blog e por isso achei justo explicar sobre os fãs clubes ou Fandoms de algumas bandas e seus integrantes. Em shows normalmente são distribuídos 1 glowstick (bastão luminoso) e 1 balão para cada pessoa,  as cores e formatos desses acessórios é o que difere quem é fã de quem e essa mistura forma um mas de luzes e de fãs distintos.

Fandom para quem não sabe é o nome que as bandas de K-pop escolhem para os fãs de suas bandas, tipo a Lady Gaga quando chama seus fãs de Little Monsters. Algumas bandas por serem novas ou ainda não terem escolhido o nome, tem um fandom não oficial, que seria o nome que os fãs escolhem para eles mesmos enquanto a banda não os batiza (gente, na Coréia eles levam essa parada muito a sério). Assim como cada banda tem o seu, os artistas também tem Fandoms, como exemplo: Sooyoung (SNSD) = Sooyoungster.

Mas chega de enrolação e sermão, aqui estão alguns fandoms de bandas populares:

  • SNSD :

Acho que todos por aqui já conhecem o Girls Generation (SNSD, Shoujo Jidae, etc.), elas são uma das bandas femininas mais influentes de toda a Ásia, junto com a 2NE1.

Seu Fandom se chama SONE/SNE, Se pronuncia So One (um Só) ou também uma versão da palavra SoWon (Souon), que significa desejo/pedido que também é nome de um de seus álbuns e singles mais famosos (Genie) e seus fandoms individuais são:Taegangers (Taeyeon), Sooyoungsters(Sooyoung), Hyohunnies (Hyoyeon), Gorjess (Jessica),Seomates (Seohyun), Fanytastic (Tiffany), Yoonadicted (Yoona), Yurisistable (Yuri) e Sunshiner (Sunny).

Infelizmente o fandom dessa banda maravilhosa tem um histórico um tanto quanto sujo, SONES são conhecidos por não se darem bem com outros fandoms principalmente os da própria SM (gravadora da SNSD). Também rolam altas tretas com os fãs da 2NE1.

Sua cor oficial é o Rosa Perolado e seus balões são em forma de coração <3

  • Super Junior:

O grupo originalmente debutou com 12 membros, porém em 2006 Kyuhyun (o mais novo da banda) entrou na banda, depois dele Zhou Mi e Henry entraram também (maior galera, né), porém desde a subdivisão (Super Junior-M), alguns membros saíram da banda por vários motivos (exército, queria se dedicar a carreira de ator etc). Agora a banda tem 9 membros ativos porém já está prevista a saída de um deles para o serviço obrigatório militar.

O Nome de seu fandom é ELF/Ever Lasting Friends (algo como “amigos para sempre”) e seus fandoms individuais são: Gamers (Kyuhyun), Angles (Leeteuk), Petals (Heechul), Ryeosomniacs (Ryewook), Vitamins (Sungmin), Jewels (Eunhyuk), ELFish (Donghae), Clouds (Yesung), Gengsters (Hangeng), Camomile (Kangin), Shindong (Shinfriends, que a Helô faz parte),Siwonest (Siwon), Snower (Kibum).

O ELF também é conhecido como um dos maiores fandoms do mundo, sendo também um dos mais influentes e participativos do K-pop. Apesar do apoio quase sempre incondicional ao Super Junior e da incrível organização, eles também já estiveram envolvidos em várias brigas e polêmicas, como a recusa dos integrantes Zhou Mi e Henry, rejeitando os 15 membros e considerando apenas os 13 iniciais como “originais” (estes fãs são conhecidos como “forever 13” ou forever thirteen), além disso, seu histórico com SONES são repletos de brigas e discussões.

Sua Cor oficial é o Azul-perolado e seus balões também.

  • SHINee :

Assim como o Super Junior e SNSD eles também são da SM e assim como as duas bandas, eles também são bastante populares pelo mundo. A banda é formada por 5 membros, todos eles são conhecidos por seus talentos em dançar e cantar, além de suas personalidades extremamente divertidas (como foram mostradas em alguns programas de TV).

Seu fandom se chama Shawol, seus fandoms individuais são: Blingers (Jonghyun), Lockets (Key), MVPs(Onew), Flamers(Minho) e Taemints (Taemin).

O nome Shawol surgiu a partir do nome da banda (SHINee= Sha, World=wol), seu fandom é extremamente contido com os outros, se dão muito bem também com todo mundo (exceto SONES, já que os Shawols costumam apoiar ELFS).

Seu amor incondicional e exagerado pelo SHINee não pode ser questionado, porém vários fandoms satirizam esse amor tão grande, mas normalmente shawols são bastante jovens e por isso tendem a ser bastante imaturos, uma prova disso é a relação de “posse” que eles tem por seus integrantes, principalmente Taemin e Jonghyun, tanto que quando Jong anunciou seu namoro, várias Shawols (Blingers em especial) ameaçaram a namorada dele e até exigiram o término do namoro.

Sua cor oficial é o Azul-celestial perolado ou azul-celeste.

 

  • 2NE1:

Dividem o lugar de banda mais popular da Ásia junto com a SNSD. Sua gravadora é a YG, que também é uma das gravadoras mais populares da Coreia, junto com a SM e seu estilo louco e individual é uma das coisas que mais chamam atenção em seus videoclipes.

Seu Fandom se chama BlackJack (jogo de cartas/o famoso 21) e seus fandoms individuais são: Classifieds (CL), Bomshelss (Bom), Daralings (Dara) e Minjas (Minzy), seu fandom é bastante contido e não tem muitos históricos de brigas, exceto com SONEs, já que as bandas são vítimas de constantes comparações que deixam os fãs na defensiva. Como comparar dois grupos de gravadoras, estilos, número de integrantes, jeitos e formações diferentes?

Sua cor oficial é o Rosa Choque e seus glowsticks são em formatos de cartas ou um coração com 2NE1 escrito no meio.

 

  • BIG BANG:

São da mesma gravadora que a 2NE1 e são bastante famosos internacionalmente assim como Super Junior e SHINee. Já ganharam alguns prêmios internacionais também e um dos mais recentes deles gerou grande conflito entre os fãs da banda coreana e os da banda One Direction (expandindo a briga a nível mundial).

Seu fandom se chama V.I.P que significa Very Important Person e seus fandoms individuais são: Appler (G-Dragon), Topgun (TOP), Solmate (Taeyang), Cotton Candy (Daesung) e Strong Baby (Seungri).

Seu fandom é considerado um dos mais comportados entre os outros, por não se importarem muito com assuntos de outras bandas a não ser BIG BANG. Os V.I.Ps adquiriram a fama de “Os esnobes” do K-Pop, porém seu amor pelo grupo é incontestável, quando houve um escândalo com G-Dragon e Daesung, seu fandom permaneceu calmo e sempre apoiando e ajudando eles a darem a volta por cima.

Não tem uma cor oficial, porém seus glowsticks são coroas amarelas.

 

  • EXO:

EXO é a nova banda da SM e eles são divididos em 2 subgrupos : EXO-M e EXO-K (M: Mandarim, K: Korean), sendo cada um formado por 6 integrantes. Algumas grandes marcas desse novo grupo são suas habilidades em dança, canto, rap e também seu clipe de estreia (MAMA), que foi muito chamativo.

Seu Fandom se chama EXOtics (Não oficial) e seus fandoms individuais são: Teleporters (Kai), Whirlwinds (Sehun), Aquatics (Suho), Pyromaniacs (Chanyeol), Shiners (Baekhyun), Earthlings (D.O), Dragons (Kris), Cronics (Tao), Sparks (Chen,) Snowflakes (Xiumin), Healers (Lay) e Telekinetics (Luhan).

EXOtics tendem a ser bastante jovens também, além de terem a fama de imaturas como Shawols, esse fandom tem a fama de ser muito mais ciumento que os outros, além de várias EXOtics não gostarem de todos os membros, algumas odeiam bastante os outros membros (ex: ama o Chen, porém odeia o Tao), mas amam a banda incondicionalmente.

Não possuem uma cor oficial estabelecida, porém em seu showcase pre-debut balões cinza e glowsticks verdes foram distribuídos.

 

Espero que tenham gostado da explicação sobre os fandoms! Você se identificou com algum deles? Conte-me tudo! Até mais <3

20 Comentários sobre Fandoms de K-POP