Etiqueta à mesa em diferentes países!

5 de julho de 2016

Eu sou apaixonada por tudo ligado a boas maneiras e etiqueta, ainda que esse seja um hobby estranho e que eu não seja a pessoa mais polida do mundo, desde muito nova eu me interesso pelo assunto, então estou sempre pesquisando livros e postagens sobre o a respeito… E essa semana encontrei um infográfico muito interessante sobre o assunto enquanto lia o site Restaurant Choice:

chinaFaça: chegue sempre na hora marcada e vá bem vestido para mostrar respeito aos seus colegas de refeição. Arrote no final, isso é visto como um elogio ao cozinheiro, por ter feito uma refeição boa e que o deixou satisfeito.

Não faça: não termine todo o prato, deixe um pouco para mostrar ao anfitrião que a comida estava mais do que o suficiente. Não deixe gorjeta, os restaurantes não estão acostumados com esse comportamento.

françaFaça: use o pão para ajudar a levar a comida até o garfo e sempre corte ou arranque um pedaço dele ao invés de dar uma mordida. Se não consumi-lo, deixe-o sobre a mesa, não em seu prato. Deixe sempre os punhos apoiados sobre a mesa, o ideal é não descansar os braços no colo.

Não faça: não divida a conta com seu convidado, isso é considerado falta de educação. Ofereça-se pagar a conta toda ou outra pessoa fará isso.

india

Faça: coma tudo o que estiver no seu prato, deixar sobras é extremamente desrespeitoso. Lave suas mãos antes e depois da refeição, sempre dando atenção especial às unhas.

Não faça: não coma muito rápido e nem muito devagar, manter um ritmo moderado é importante. Não coma com a mão esquerda, pois é considerado anti-higiênico, prefira a mão direita.

itáliaFaça: evite bebidas que levam leite após as refeições, pois elas atrapalham a digestão. Peça um espresso! Dê de 5 a 10% de gorjeta na hora de pagar se o atendimento for ótimo, o restante do serviço normalmente já vem incluso na conta.

Não faça: não peça queijo se o mesmo não for explicitamente oferecido. É uma enorme falha adicionar queijo extra no topo da pizza e pior ainda se isso for feito em pratos com frutos do mar.

japãoFaça: colheres são incomuns, então beba as sopas diretamente do bowl. Na hora de beber caldos e comer macarrão, quanto mais barulho fizer para sugar, melhor! Isso mostra sao chef que você gostou da comida.

Não faça: não cruze, lamba ou deixe seus hashis na vertical em cima do prato. Também não passe a comida para alguém com os seus hashis, tudo isso é uma grande falta de educação. Não dê gorjetas, isso além de não ser um costume, pode ser considerado uma ofensa. 

portugalFaça: deixe gorjeta, geralmente 10% do valor total da conta. 

Não faça: não peça sal ou pimenta se os mesmos não forem deixados na mesa, isso pode ser considerado uma ofensa às habilidades do chef. 

tailandia

Faça: o normal é receber todos os pratos em sequência, ao invés de um por vez. Esteja preparado para dividir, pois isso é muito comum no país e os pratos muitas vezes ficam espalhados sobre a mesa, ao invés de ficar na frente de quem fez o pedido.

Não faça: não coma diretamente do seu garfo, ele é usado para levar a comida à colher. Não pegue a última porção caso esteja compartilhando a comida com alguém.

cat

Demais, né? Pra mim uma das melhores coisas de viajar é comer… Mas comer respeitando culturas diferentes é ainda mais interessante, né! Tem algum país que vocês sabem que tem algum outro tipo de regrinha curiosa na hora das refeições? Alguém já viajou para algum dos países citados no infográfico? Eu já fui para o Japão e posso afirmar que essas dicas de etiqueta super estão valendo, mas que são só o começo… Existem muitas outras! Espero que tenham gostado do post, mil beijos e até mais tarde <3

Facebook – Instagram – Youtube 

♥ Snapchat mais legal do Snapchat: helodelarosa 

Siga o meu blog no Bloglovin

8 Comentários sobre Etiqueta à mesa em diferentes países!