Como organizar um chá de cozinha

7 de março de 2012

Todo mundo um dia vai sair da casa da mamãe: com ou sem vontade, pra casar ou pra ter seu espaço individual, estudar ou apenas crescer. Fazem seis meses que eu casei e casar pra mim foi tirar do papel a vontade que eu tinha de montar uma casa junto com o meu até então namorado, morar mais perto do trabalho e ter mais espaço para atividades acumuladoras de objetos, hahahaha. A parte boa é que você vai poder comprar tudo do jeitinho que você acha bonito, como sempre quis. A parte ruim é que tudo vai custar vários dinheiros então é melhor você se planejar.

Eu como adoro uma festinha, fiz um chá bar na choperia liberdade e convidei todos os meus amigos, pelo facebook mesmo. Você pode fazer em casa ou em algum outro bar, claro. Em casa provavelmente seria mais confortável, mas além da bagunça e do investimento com a recepção dos convidados (que na época eu estava evitando, porque gastei muitos dinheiros com mudança), fazer em casa corta a lista de pessoas que vão aparecer pela metade, porque várias pessoas não se sentem intimas a ponto de ir, por mais que tenham sido convidadas.

Convite lindo do meu chá bar!

Foto espontânea: Eu e Priscila Garcia no meu chá bar.

Se você for juntar como eu, você pode fazer chá bar e se for morar sozinha(o) pode fazer chá de cozinha: sim, homem também faz! E em qualquer um dos casos o que eu recomendo é você fazer uma lista de presentes, assim você não vai ganhar coisas repetidas, e principalmente, vai ganhar coisas que você realmente compraria caso fosse na loja, não destruindo assim o sonho da casa própria e com estilo <3 Outra dica meio imprescindível caso não seja de fato um casamento rico e famoso com presentes caros e uma festa bafo, é que a sua lista seja feita online, assim você atinge um numero bem maior de amigos, inclusive os que moram longe e não poderiam ir, ou pessoas que tem uma grande consideração por você (elas existem!!) mas não são exatamente o publico alvo da sua festinha. Tipo eu, ganhei uma panela de pressão de R$ 200,00 da madrinha do meu irmão, que eu nunca conheci de fato.

 

O site que nós escolhemos para fazer a lista lá de casa foi o da EtnaGosto dos produtos deles, acho que tem acessórios de cozinha mais bonitos e uma linha mais completa. Sem duvidas a loja mais barata do gênero e com produtos de qualidade bem superior aos da Tok&Stok, que acho que é a maior concorrente, né.

Na teoria funciona de uma maneira bem simples: você se cadastra com nome dos ~pombinhos~ e data do evento (dá pra escolher se o evento é casamento, chá de cozinha, chá bar, etc) e começa a escolher coisas do site para a sua lista. Muito organizado, por ambientes da casa, amei demais essa parte de escolher tudo! Depois você manda o link para os seus amigos, ou eles buscam a lista no site, pelo nome de vocês (o que funciona muito bem também) e fazem a compra dos produtos que você listou . Depois de 7 dias da data que você escolheu como seu evento, a sua lista é fechada e tudo que os seus convidados compraram vira um vale compras, que a Etna ainda joga 5% do valor de presente pra você, adoráveis não?

Contras: A Etna tem várias filiais…. Que ficam longe pra caramba, até hoje tenho crédito lá que sobrou da minha lista mas a distância me impede de comprar mais. Como você ganha um crédito e não os produtos que você escolheu tão minuciosa e apaixonadamente no site, a chance de você conseguir de fato comprar tudo aquilo que você queria é zero. Eu coloquei na minha lista um jogo de pratos lindo, porém básico e muito barato e ao chegar na loja descobri que eles simplesmente nunca tem pra vender esse produto, então coloque na sua lista os utensílios que você quer, mas não necessariamente o modelo que você quer (caso o que você queira não seja o mais caro), coloque um modelo de preço médio e lá você vai poder escolher o que fazer com o crédito. E uma coisa meio chata é que você só pode usar o crédito nas lojas físicas mesmo. Tirando essas coisas a minha experiência com eles foi muito boa e ainda acho a melhor para lista online.

 

Outra loja que eu sei que funciona muito bem, pois já presenteei listas de lá é a Tok&Stok.  Eles são bem caprichosos e o site te dá direito a fazer várias frescurinhas, como o convite da sua reunião/festa/drinks, colocar fotos do casal, ter um mural para os seus conhecidos deixarem mensagem, dentre outros atrativos inúteis.  Acho que o real diferencial é que a sua lista pode ser montada tanto na loja física como na virtual, e seus amigos podem comprar das duas formas também. Parece bobagem em 2012, mas com certeza você tem uma tia que não sabe ~essas coisas de internet~, ou não tem coragem de colocar o numero do cartão de credito em sites (essa é a melhor, ne kkkkk) e quase sempre justamente essa é a tia rica, então ela vai na loja física e compra a lembrancinha dela.

Contras: não tem muita variedade de coisas úteis, a maior parte é decoração e isso pode sair um pouco mais caro para os seus amigos do que sairia em um chá bar tradicional, mas depende realmente das suas escolhas, confio em você <3 Um outro problema é que a Tok&Stok tem dois sistemas de preço, um que eles chamam de loja, que você paga e retira na loja deles (sua tia) e outro, o preço casa, que você compra ~navegando na net~ e eles entregam na sua casa (todos os seus convidados) e lógivo, obvio, claro que esse custa 10% a mais. É um problema, mas não um grande problema e deve compensar mesmo assim se você se identificar mais com os produtos deles.

 

Outra loja famosa em listas para este tipo de ocasião e que talvez eu escolhesse é a Doural.  Os produtos comercializados por eles são simplesmente sonho e tem pra todos os gostos e dinheiros. A linha de cozinha deles tem muita coisa profissional e várias peças de designers famosos, então se você quer ter uma cozinha invejada, faça a sua lista com eles! Eles tem quase tantas frescuras inúteis customizáveis quanto a Tok&Stok, mas com uma diferença: o site deles é super brega! Se isso for importante pra você, desencana, mas acho que compensa mais ter uma cozinha linda e uma lista hospedada num layout brega do que o contrario. Não conheço ninguém que fez lista no site deles O esquema é forte: você monta a lista na loja fisica ou virtual e os convidados podem comprar das duas formas e se você morar em São Paulo, o frete da entrega dos seus presentes é grátis.

Comparado a outras lojas mais tradicionais por listas de casamento como Camicado e Mickey, a Doural sai ganhando pois permite que a lista seja alterada mesmo depois de disponibilizada para os convidados e permite a troca de 100% dos presentes mesmo depois de entregues, o que nesse ramo… Praticamente não existe.

Contras: Não conheço ainda os aspectos negativos, se alguém souber e quiser deixar nos comentários, eu atualizo (:

Agora uma dica que eu realmente só dou pras minhas amigas: você quer o maior numero possível de presentes e o mínimo de parentes chatos ou colegas deslocados? Faz uma festa num lugar esquisito, que só quem é tr00 vai, mas manda convite pras pessoas mais acanhadas/caipiras mesmo assim e fala MUITO que a presença delas é importante. Elas vão comprar o presente online e faltar no evento, garanto.

 PS: Nos comentários, o primo do meu padrasto e a esposa dele (minhas pessoas favoritas nessa vida!) deram dicas tão boas, baseadas no chá bar e nas listas de casamento deles, que eu achei mais do que válido colocar aqui pra vocês, são muito valiosas!

No nosso chá bar fizemos uma lista do que realmente queríamos e precisávamos, Mãe, sogra e as madrinhas organizaram a lista e entraram em contato com os convidados por telefone, dando três opções com faixas de preço variadas, para que escolhessem uma lembrancinha… ou duas ou três… isso porque a festa foi mais íntima. Ficamos muito feliz com os presentes pois muitos estavam além da nossa expectativa, em relação a qualidade e criatividade…
Os padrinhos ajudaram com os petiscos, as mulheres levaram os presentinhos e os homens as bebidas…
Fizemos a lista de casamento na camicado, na fast e na tok & stok.
Eletrodomésticos com certeza na fast tem maior variedade e você ganha em crédito (na época válidos por um ano), sem a obrigatoriedade de retirar todos os produtos com datas pre estabelecidas em contrato, tendo facilidade para troca dos produtos que chegam em casa.
Ficamos muito impacientes com o sistema de trocas da camicado que é de 30%, e na época muito produtos estavam indisponiveis, ficando a criterio dos noivos realizar a troca nas outras lojas (carregando o produto de uma loja para outra).
Concordamos que na Tok&Stok tem mais decoração, com menos produtos funcionais.
Casados e organizando os presentes das festas… podem ter certeza de que algumas coisinhas vão faltar… aí descobrimos a Doural, lá encontramos a maior variedade de taças SHOT (titaniun) e após essa compra qualquer coisa que precisamos para facilitar o dia a dia é o primeiro lugar que procuramos, pois tem uma atraente linha de importados de diversos países e das marcas nacionais e tradicionais. Nos arrependemos de não ter feito uma lista de chá bar ou casamento lá… a loja é muito diversificada, fazemos pedidos aguardando importação, a vendedora predileta faz reserva e liga, por isso passamos lá para ver as novidades e tomar um cafezinho sempre que possível!!! Abraços Fernanda e André.

Logo mais faço pra vocês um post sobre dicas de o que realmente não pode faltar na sua lista de casamento/chá bar/chá de panela 😀 Beijo!

1 Comentário sobre Como organizar um chá de cozinha