Como fazer o autoexame das mamas?

17 de outubro de 2014

Finalmente a minha colaboração para o Outubro Rosa! Pra quem não sabe, o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama no mês de outubro e posteriormente, com a aprovação do congresso americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. Daí vocês imaginam, né? Se até as coisas nem tão legais assim lançadas pelos EUA viram moda, claro que essa corrente se espalhou pelo mundo e hoje em dia aqui no Brasil também temos ações especiais no mês de outubro.

Esse ano, eu e vários outros amigos blogueiros resolvemos nos unir hoje para fazer uma série de posts especiais sobre o outubro rosa! Tem muita coisa cor de rosa, muita coisa incrível e muito tutorial legal. Para participar, eu resolvi gravar um vídeo um pouquinho diferente, que tenho certeza que pode ajudar muitas de vocês. Quem aí faz o autoexame das mamas todos os meses, no mesmo dia, sem falhar? Pois é, aposto que muita gente não faz, assumo que eu também sempre esquecia. Mas ano passado, depois de um pequeno susto na mamografia, eu pude ver como é importante ter esse cuidado e como ele realmente pode salvar vidas! Então aproveitei o mês especial para passar todas as dicas e truques que eu aprendi com o meu médico para fazer um autoexame bem feito:

Viu como é fácil? Não tem segredo nenhum! Acho que o detalhe mais importante é se atentar nas datas mesmo, em ter o cuidado de fazer sempre após uns 7 dias do começo da menstruação e não esquecer de fazer todos os meses. Afinal de contas o exame no médico a gente só faz uma vez por ano, normalmente, e um ano é muito tempo!

E como eu disse no comecinho do post, vários outros amigos blogueiros lindos e especiais entraram nessa de fazer posts sobre o Outubro Rosa hoje! Tem muito conteúdo interessante, então vou deixar a listinha abaixo pra vocês:

Demais, né? É blog pra ler o fim de semana inteiro! Espero que tenham gostado do vídeo e não se esqueçam de fazer o autoexame. Se mais alguém tiver dicas ou sugestões que eu não dei no vídeo, mas que podem tornar essa prática ainda mais eficiente, por favor, deixem nos comentários! Mil beijos e até segunda-feira <3

Nenhum Comentário sobre Como fazer o autoexame das mamas?