Como Comprar no Alibaba

14 de agosto de 2012 por hdelarosa

Comida, roupas, dormir, videogame e televisão, está faltando alguma coisa na lista de coisas mais legais do mundo? Sim! Comprar coisas baratas sem sair de casa, hahahah. Eu sou apaixonada por comprar bugiganga, isso vocês já sabem. Passo o dia inteiro dando F5 em fóruns de promoções e sites de leilões chineses, atrás das melhores pechinchas.

Só faltava aprender a comprar no Alibaba, maior portal de coisa maneira baratinha na internet. Mas não falta mais! Porque a Katherine é uma amiga especialista em comprar atacado direto da China, ela vive disso e hoje vai ensinar para todos nós como se virar nas negociações do outro lado do mundo!

Vou usar Figures (que são aqueles bonecos de plástico, geralmente miniaturas de algum personagem dos desenhos animados) como exemplo e fazer um post de otakus porque ninguém é de ferro. Adoro figures, mas infelizmente elas são meio caras no Brasil e na maioria das lojas, falsificadas. Falsificadas por falsificadas eu importo as minhas próprias. Vou ensinar pra vocês como conseguir suas próprias muambas de figures.

Cá está o pai de todo o mal: alibaba.com, que apesar do nome, é um site chinês de grandes compras. O legal desse site é que, comprando de bastante, tudo sai bem barato. É como se fosse um Taobao, mas só que para vendas no Atacado. Você encontra de tudo, desde roupas para bebê, cadernos decorados, acessórios e até perversões de sexxxshop.

Mas vamos ao o que interessa: figures! Vá lá na busca e jogue figures, miniatures, ou o nome do anime que você quer e… Tandandan! Aparecerão as opções disponíveis. Clique na desejada e vai aparecer uma tela assim:

Abra a imagem em uma nova guia que ela fica grandona <3

1) Preço do produto: nesse caso o preço da que eu escolhi vai de 3 a 4 dólares.
2) MOQ – Minimum Order Quantity: é a quantia mínima que você tem que comprar. Às vezes é do contrato do produto, às vezes é estipulada pelo site.
3) Nome do fornecedor: se você clicar aqui ele te leva até a página principal onde provavelmente terá mais produtos.
4) Chat: você pode negociar via chat com os chineses. Não gosto muito porque não tem arquivo para comprovar o combinado caso o fornecedor não cumpra, prefiro e-mail.
5) Contact Supplier: para falar com o fornecedor via e-mail você deve fazer uma conta no alibaba.com e então, pedir para ele entrar em contato via e-mail com você para que seja feita a negociação.
6) Informações gerais do produto como a composição e tamanho.

Como negociar? Simples, explique o que você quer. Eles são meio grossos às vezes, mas não gostam de perder negócio. Se você quer comprar várias figures, por exemplo, uma de cada, alguns fornecedores podem aceitar e outros não, por isso é tão importante a negociação. Veja a página do fornecedor, e junte tudo o que quiser. Normalmente os preços vão até 15 USD. Mande a lista no e-mail (que você conseguiu via o Contact Supplier) e converse com ele.
Quando fechar o negócio com o fornecedor, talvez você precise de um Shopping Service (ou a sigla SS) para transferir o dinheiro para e depois enviar as coisas para a sua casa.
Se não sabe o que é SS, eu explico: SS é um Serviço de Compras, Shopping Service, ou seja, uma comissão é cobrada em cima do valor do seu pedido, para que o SS compre suas coisas de outro país e mande elas para a sua casa. Caso você não fale inglês ou se sinta perdido, alguns SS fazem até mesmo a negociação para você. Eu, Katherine, trabalho com SS. Caso queira comprar algo e precise do serviço, envie um e-mail para despair.orders@gmail.com.

Como receber? Normalmente é utilizado dois tipos de frete doméstico: EMS que é o expresso e DHL, que demora cerca de 30 dias e custa a metade do preço do anterior. A vantagem de usar o DHL, além do preço, é a menor possibilidade de suas coisas pararem na alfândega.
Aconselho que, caso a compra seja grande, mandem as coisas em vários pacotes com quantidades menores, ou se não ligarem, retirem as coisas das caixas e mandem como produto usado na descrição.

Aqui tem um exemplo de Figures que eu trouxe da China. Falsificações bem feitas, melhores do que algumas comercializadas na Liberdade até.

Acho que expliquei todas as etapas de uma compra no alibaba, na verdade é mais fácil do que parece. Do fornecedor as coisas vão para o SS e de lá as coisas vão para a sua casa. Você pode usar este tutorial para comprar qualquer coisa que queira, roupas, acessórios, cadernos, cosplay, etc. Aproveita que lá vende tudo!
Espero que tenha sido instrutivo. Boas compras e até mais <3

38 Comentários sobre Como Comprar no Alibaba