Bolo pão de mel delicioso e surpreendente!

4 de dezembro de 2013

Nada como escrever um post de receita de bolo comendo um pedaço de bolo no café da manhã, eike delícia hahahahaha, tô amando! O bolo de hoje é a primeira de 3 receits que eu quero ensinar pra vocês até o Natal, pra todo mundo arrasar no café da manhã ou, principalmente, pra todo mundo ter uma sobremesa gostosa e especial pra levar na casa da tia na noite da ceia… Rola muito isso, né? O Raoni tem uma avó emprestada que sempre leva um salpicão de frango defumado maravilhoso e já virou uma tradição, ou seja, agora vocês podem fazer desse bolo a assinatura natalina de vocês, yay!

Estou falando que é de Natal porque eu acho que combina muito com a ocasião, Natal me lembra doces com especiarias e esse leva algumas na massaentão curti. Mas a minha mãe faz sempre esse bolo, sempre que ela vai na casa de alguém ela leva ele e um de Fanta Laranja, que eu nunca comi porque sempre foco no de pão de mel, sinceramente. A minha receita é quase igual a dela, eu só aperfeiçoei as medidas pra parecer mais com uma massa de pão de mel e pra trocar algumas coisas que eu não amo tanto que ia um monte na receita (canela), por outras que eu adoro (gengibre).

Para fazer um tabuleiro de 50×30 bem alto e fofinho, que serve umas 12 pessoas tranquilamente, você vai precisar de:

  •  5 col. de sopa de mel (não é sopa feita com mel, seus engraçadinhos);
  • 2 col. de sopa de extrato de baunilha;
  • 1 col. de sopa de fermento;
  • 1 col. de sopa de canela;
  • 2 ovos;
  • 1 + 1/2 caneca de açúcar mascavo;
  • 2 col. de sopa de margarina;
  • 2 canecas de farinha de trigo com fermento;
  • 1/2 caneca de chocolate em pó (não serve nescau, toddy, etc);
  • 1 caneca de água previamente fervida com 1 pacote de cravos;
  • 1 col. de café de gengibre moído (relativamente opcional);
  • 1 barra de chocolate meio-amargo.

Eu sei que são ingredientes mais caros do que eu costumo usar nas receitas aqui do blog geralmente, mas achei que valia a pena fazer a receita mesmo assim porque… É Natal!! De qualquer forma, também não é tão caro assim… Eu não tinha nenhum dos ingredientes em casa, gastei R$ 30 e super valeu a pena! Posso ouvir os gritinhos de paixão da Karen e do Raoni até agora, eles simplesmente amaram esse bolo! Sem falar que o meu andar inteiro ficou com cheiro de delícia!

Pra fazer esse bolo não tem mistério, tipo… Não mesmo! A única coisa que você recisa é ter uma certa atenção com as medidas, pra massa ficar boa. Se você não tiver uma caneca com o mesmo formato da minha, tudo bem, apenas certifique-se de usar uma mesma caneca para medir todos os ingredientes e tenha certza de que ela é grande! Pense "eu ficaria satisfeita tomando o capuccino que cabe nessa caneca?" se a resposta for "sim, yay!", você está no caminho certo.

Se essa receita for meio chata porque você teve que gastar algum dinheiro no mercado comprando coisaque não tinha em casa, reflita… Você vai economizar muito trabalho para fazê-la, porque o modo de preparo significa: coloque tudo, menos a barra de chocolate, no liquidificador por 5 minutos. Eu disse TUDO, menos a barra.

Enquanto a coisa fica batendo sem parar, unte uma forma bem direitinho! Como ess bolo é bem pesado, eu recomendo você untar com manteiga e farinha mesmo, bolo de chocolate geralmente eu unto com manteiga e chocolate em pó, mas nesse caso eu não garanto. Ah! O ideal é que aforma não seja de silicone também, porque esse bolo não é exatamente fácil de desinformar e ele pode acabar quebrando.

Espalhe a massa por toda a assadeira (o que é fácil, já que a massa é mais fluída do que a maioria dos bolos) e leve ao forno pré aquecido. Eu deixei por exatamente 30 minutos em 240 graus, se o seu forno for meio truqueiro, deixe numa temperatura menor, nunca maior, para que a massa cozinhe.

Na hora de tirar, faça uns furos pra ver se a massa cozinhou… Mas tente não esfaquear totalmente o bolo como eu, não tem necessidade, né? Viajei na grosseria!

E com o bolo bem quente, tipo, assim que sair do forno, imeditamente, cubra ele com os quadrados da sua barra de chocolate. Quebre ela naquele formato que ela veio da fábrica mesmo, se o bolo tiver bem quentinho, vai derreter rápido.

Lembre-se apenas de posicioná-los com certa distância um do outro, tá? Porque senão um convidado vai ganhar mais chocolate que o outro e com o Raoni e a Karen de juízes, isso dá até morte!

Depois de espalhar um pouquinho… Tchanam! O seu bolo marábis de pão de mel está pronto para uma sessão de fotos! Aloca hahahaha, só o mu tava. O seu tá pronto pra ser vir… Se quiser comer quentinho, sirva com sorvete de flocos. Nunca de creme, eu odeio sorvete de creme, destrói qualquer sobremesa. Pode ser sorvete de mel também, vai variar da gourmetização do seu freezer.

Esse avental de Natal é muito marvilhoso, né? Ganhei da Karen há um tempo atrás, quando a gente estava começando a planejar os posts de dezembro dos nossos respectivos blog, amei ele! Mal posso esperar para assar biscoitos natalinos com o meu lindo traje! <3

Delícia, né? Acabei o post e consequentemente, o meu pedaço de bolo do café da manhã, estou decidindo se vou repetir ou não… Será? Hahahahaha. espero que tenham gostam gostado da receita, do post, das fotos, do bolo, de tudo! De coração mesmo, fiz esse bolo pra vocês! Beijos e até amanhã <3

31 Comentários sobre Bolo pão de mel delicioso e surpreendente!