Biscoito de Gengibre

10 de abril de 2012

Feriados deveriam ser interpretados por toda a população, como um motivo feliz para se divertir e curtir a preguiça sem limites. Eu não consigo entrar nesse ritmo, fico maluca planejando nos mínimos detalhes todo o processo de antes, durante e depois da viagem. Sei quando farei a mala, o que colocarei nela, com quantas horas de antecedência precisarei lavar o cabelo (sério), cores de esmalte que combinam com os mais diversos trajes, passagens, tudo é devidamente listado, planejado e estudado pelo Departamento Heloísa Dela Rosa de Planinhos. Não chego a surtar com viagem, porque pra mim planejar como as coisas serão executadas é um processo natural, hahahahahahaha então nem chega a estragar o clima de férias.

Mas assumo que às vezes é um pouco exaustivo tentar controlar as coisas para que tudo dê certo, já que isso costuma incluir absurdos como assar biscoitos presenteáveis às 3 da manhã. Aliás, são essas delicias lindinhas que eu vou ensinar vocês a fazer hoje! Faz um tempo que não tem receitinha, né? Essa rende bastante, o resultado é lindo, super gostoso e um charme pra você dar de presente pra alguém querido.

Obs: peço desculpa não ter muitas fotos, mas já tava MUITO tarde, eu estava muito cansada e com as mãos cheias de massa.

Ingredientes:

  • 1 xícara e ½ de açúcar;
  • ½ colher (café) de sal;
  • 1 xícara de amido de milho;
  • 1 xícara e ½  de manteiga;
  • 3 xícaras e ½  de farinha de trigo;
  • 1 ovo;
  • 2 colheres (café) de fermento;
  • 3 colheres (sopa) de glucose de milho (tipo Karo);
  • 1 colher (café) de canela em pó;
  • 1 colher (café) de pimenta do reino;
  • 5 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado.
  • Opcional: corantes alimentícios, para biscoitos mais artísticos.

Para essa receitinha eu tenho uma novidade boa e outra ruim (kkkkkkkk). A boa é que não tem exatamente um modo de fazer a massa, é só você misturar tudo e tá pronta. A ruim é na verdade, péssima: você vai ter que misturar tudo com a mão, vai dar uma sujadinha de leve nos seus lindos dedos.  Brincadeira, né gente, sujar a mão não é problema pra ninguém, ainda mais com uma comida tão gostosa e cheirosinha.

Sove/amasse bem a mistura, com todos os ingredientes. Se o seu ovo for muito grande, ou aquele com duas gemas, você talvez precise colocar mais maisena, pra ficar no ponto certo. Você sabe quando ta pronto porque a massa desgruda dos seus dedos, essa é a dica. Assim você vai conseguir deslizar o rolo por ela sem grudar tudo.

Fez a massa? Então polvilha um pouco de farinha numa superfície lisa e plana, que pode ser a sua pia, uma tábua de carnes (daquelas plásticas), uma mesa, o que tiver na sua casa. Espalha uma camada fina de farinha por toda a superfície, assim não gruda nada e começa a abrir a sua massa (ou uma parte dela) com o rolo. Eu não tenho rolo (aceito presentes *-*), então abri com uma garrafa de vinho que tinha em casa. Pode ser qualquer garrafa de vidro que seja lisa. Aproveita e passa um pouquinho de farinha na garrafa/rolo também, assim não gruda massa.

Assim que a massa estiver aberta, você cortará os biscoitos com os cortadores a sua escolha. Caso você não tiver nenhum, pode fazer biscoitos redondos com a ajuda de copos, xícaras e outros utensílios da sua casa, hahahaha. Não tem desculpa pra não fazer!

Organize os biscoitos numa assadeira e estude um pouco se precisa ou não untar. Normalmente não precisa, porque já vai bastante manteiga na massa, mas se a sua assadeira for problemática ou muito velha, talvez seja interessante. Asse em forno pré aquecido, por uns  10 minutos só! É bem rapidinho e eu recomendo fogo médio (tipo 210°). Quando começar a dourar, ou tiver cara de biscoito, tire-os do forno. Mas nem se anima que a sua receita vai ficar toda pronta em 10 minutos, porque esse processo será feito várias vezes, essa receita rende quase 100 biscoitos de 5cm², então serão várias fornadas gostosinhas <3

 

Eu comecei a fazer essa receita era 23h, e acabei as 3:15! Pois é, foi muito tempo. Mas isso porque eu quis fazer duas cores de biscoito e nunca tinha feito nenhum biscoito, não tinha receita pra me basear. Então fui adaptando até chegar nessa receita final. O que você pode fazer também é guardar parte da massa para assar mais tarde (ok, no máximo 3 dias mais tarde), caso você não tenha tanto tempo livre em um único dia.

Espero mesmo que vocês façam e gostem! É um mimo que eu gosto muito de ter em casa e, principalmente, de levar na casa de pessoas queridas. Acho fino! Beijo.

Nenhum Comentário sobre Biscoito de Gengibre