Aulas no Coursera

Segunda-feira é o dia mais importante da semana, afinal a gente deixa um monte de projetos pra começar junto com a semana, né? Nunca vi uma dieta que comece na 4ª, por exemplo. Felizmente, é o dia mais contente pra mim, porque eu acordo mais animada, empolgada e geralmente também sou muito produtiva. Sabiam que mais da metade dos posts aqui do blog eu escrevo em dias como hoje e deixo tudo agendado? Segunda-feira pra mim é pura energia radiante!

Essa semana eu tenho um motivo a mais pra ficar feliz e empolgada, porque hoje também é meu primeiro dia de aula. Me matriculei já faz um tempinho em um curso de editoração da Unilivro (a divisão editorial da Unesp), que eu queria fazer há uns 3 anos já, mas nunca criava coragem $uficiente pra começar, então este é um pequeno marco para minha realização pessoal (e profissional, quem sabe?!), hahahaha.

Pra quem não sabe, eu realmente amo estudar. Acho que é a coisa que eu mais gosto de fazer na vida e faria muito mais se tivesse condições financeiras de bancar investimentos maiores e cursos mais ambiciosos. Outro problema que sempre me atrapalhou e aposto que também impede o sonho de muitos é que a maioria dos cursos que eu sempre quis fazer não batiam com a minha carga horária do trabalho e eu acabava desistindo por saber de antemão que perderia mais da metade das aulas, já que nos últimos 3 anos da minha vida tenho trabalhado 10 horas por dia.

Foi pesquisando um pouco sobre como aprender coisas novas sem sair da minha casa que eu conheci o Coursera e fiquei contentíssima! Funciona mais ou menos assim: você escolhe um curso dentre a lista gigante deles, que abrange muitas áreas dentro de muitas grandes faculdades americanas, tem de tudo mesmo! Acho que qualquer coisa que alguém queira estudar, lá dentro é possível.

Você faz a sua matricula, que na verdade acontece de maneira vem fácil, é tipo fazer uma conta no site e dar check in em uma turma. Assim que as aulas tiverem uma data exata para começar eles mandam e-mail avisando, pra você ficar esperto e não perder nenhuma matéria.

No fim do curso eles te dão um diploma de conclusão emitido pelo Coursera, que já é um site extremamente conhecido no exterior, você pode colocar no seu currículo que fez o curso até. Mas você não consegue um diploma da universidade que cedeu o curso, ou seja, por mais que as aulas sejam dadas por um professor de Michigan (como na maioria dos casos), você não consegue um diploma de Michigan. Dizem que existem casos especiais onde até se consegue, mas daí você precisa pagar uma taxa para a universidade e geralmente isso não é oferecido. Mas vale muito a pena mesmo assim, maior do que qualquer papel couché que alguém pode te dar, será o valor do que você aprenderá nestes cursos, afinal as aulas são muito boas e totalmente gratuitas! Melhor que qualquer coisa que já aprendi em qualquer curso, agora entendo a razão dessas faculdades serem tão famosas no mundo inteiro.

Uma das coisas que eu achei mais incríveis destes cursos online a distancia da Coursera, é o grau de dificuldade que eles apresentam: só procurar na internet que você vai encontrar muita gente que fez o curso, mas não se formou por causa de nota. A reputação de qualquer coisa ensinada na internet é muito ruim aqui no Brasil, mas eles dificultam bastante e você realmente precisa se aplicar para se formar e ganhar um diploma, não é moleza não. As aulas são em inglês e todas tem apresentação em vídeo, que também é transcrito e você pode ler e reler quantas vezes precisar, caso o seu inglês seja meio mediano como o meu é, hahahaha.

Tem que entregar exercícios, fazer avaliações, redações, participar de grupos de discussão… Tenho achado a experiência estudantil bem completa e realmente aprendo as coisas apresentadas nas vídeo-aulas, o que é muito legal porque são assuntos extremamente atuais, é realmente educação de vanguarda.

No momento eu não estou fazendo nenhum curso no site, mas estou matriculada no Social Networks que vai começar dia 28 de setembro e terá duração de 8 semanas. Eu estou bastante empolgada porque uma das razões principais do curso é ensinar a mensurar dados com o Gephi, que é uma ferramenta meio complexa que analisa informações de forma gráfica.

Eu conheci o software superficialmente em uma FILE e gostei bastante, então adorei ter a oportunidade de assistir aulas sobre a utilização dele. Mas esse é só um exemplo de nerdice, tem muitos outros cursos legais por lá. Olha uns exemplos:

Pra você que gosta de musica e fica enchendo o saco de todo mundo como se fosse a única pessoa capaz de ouvir melodias na face da terra. Finalmente poderá ter a credibilidade que tanto anseia!

Ensina a aplicar na vida real conceitos de lógica e estratégia que aprendemos melhor em jogos de videogame. Pra quem manda muito no joystick (epa!), uma chance incrível de perceber como tudo está relacionado.

Pra quem é #chatiada profissional nas redes sociais, melhor opção para enriquecer o conteúdo e dar um descanso da Cla Cla Lispector na página do Facebook. Agora falando sério, hahahaha, cursos de literatura são muito legais de fazer! Já fiz muitos: biografia, literatura brasileira, espanhola, japonesa, americana… Poesia eu não curto, mas pra quem acha legal deve ser um curso incrível.

Tenho uma teoria na qual todo mundo que não gosta de matemática, nutre este sentimento porque em algum momento da vida traumatizou por não conseguir aprender. Mas a culpa na maioria das vezes nem é do aluno, já que é muito difícil de achar um professor de matemática legal. Acho que a hora é essa!

Essas coisas de astronomia são muito legais, acho meio terapêutico aprender sobre essas coisas… É tudo tão grande, bonito, brilhante, silencioso, dá uma paz…!

Recomendo esse curso pra quem tem dificuldades em formar uma opinião própria quando o assunto são problemas globais como política, fenômenos naturais, doenças que afetam grandes populações, etc. Tem muita gente que não consegue assimilar noticias do jornal, por exemplo, talvez este conteúdo ajude.

Se eu fizer este curso, não consigo dormir nunca mais na minha vida, afinal eu morro, choro, fico desesperada só em imaginar uma célula extraterrestre, tenho pavor de ET. Mas é um assunto curioso e muita gente deve adorar, senão não teria tantos programas sobre isso no History Channel.

Por último, mas não menos interessante, este curso é uma introdução à teoria dos jogos, que com certeza é um dos temas que mais vejo estudantes e entusiastas ultimamente. Deve ser bem legal!

Pra quem não fala inglês, aqui no Brasil a gente tem um site parecido com esse, o Veduca. O único diferencial negativo aqui, é que o sistema tem apenas as aulas em vídeo, então não tem aquela interação de fazer exercícios, avaliações, redações… Você só assiste o material legendado e pronto!

Mas é muito legal também porque você pode fazer um curso inteiro num dia só, se estiver empolgado e aparentemente é um serviço meio novo então ainda vai melhorar bastante. Acho que o importante é aprender coisas novas sempre e essa proposta o site, totalmente em português, cumpre muito bem.

E você, ficou interessado em algum curso? Beijo e até amanhã <3

6 Comentários sobre Aulas no Coursera