Assando Biscoitos Exóticos

21 de agosto de 2012

Quem acompanha o blog desde o começo (5 meses de amor&amizade) sabe que eu adoro assar biscoitos! É realmente uma terapia para mim, um momento que eu tenho para relaxar, fazer coisas gostosas para agradar pessoas queridas e colocar em prática todas as minhas ideias e sabores inventados mentalmente durante os últimos dias, já que a parte boa do biscoito é que você pode fazer com qualquer coisa, tudo pode virar biscoito e com certeza todos os momentos da sua vida combinam com algum sabor em especial.

Os dois sabores que eu vou ensinar hoje, são criados em cima da mesma massa base, que é muito fácil de fazer e surpreende pelo aroma e textura. Todo mundo me fala que parece muito com os biscoitos de lata, daqueles que a gente dá de presente no Natal. Os sabores que eu inventei dessa vez são meio diferentes/exóticos, mas se você não curtir, substitua por chocolate em pó, ou canela, raspas de limão… Não se esqueça: não é Trakinas mas pode ser a sua cara, hahahaha.

Massa base para inventar seu biscoito:

  • 1 xícara e ½ de açúcar;
  • ½ colher (café) de sal;
  • ½ xícara de amido de milho;
  • 1 xícara e ½  de manteiga;
  • 3 xícaras e ½  de farinha de trigo;
  • 1 ovo;
  • 2 colheres (café) de fermento.

Mais fácil do que comprar pronto é fazer essa massinha boa. Coloca tudo numa tigela e mistura loucamente, com as suas lindas mãozinhas! Elas vão se sujar um pouquinho no começo, mas nem liga porque quando a massa estiver bem homogênea, a sujeira comestível vai desgrudar da sua mão automaticamente e você voltará a ser uma pessoa irresistível com seu charmoso avental, hahahaha.

Depois que a massa estiver bem sovada (yay, aprendemos uma nova palavra hoje!), você pode colocar algo para dar um gostinho ou aroma especial, caso não seja da sua vontade, abra com um rolo (ou garrafa se você não tiver rolo, como eu, que estou aceitando um de presente) e corte seus biscoitinhos.

Eu escolhi dividir essa massa ao meio e fazer dois sabores! O primeiro é de curry, diferente no doce, né? Eu ví em um episódio de DC Cupcakes que elas faziam o bolinho de curry e a cobertura de chocolate, então inventei a minha versão fofinha também, hahaha. Quem quiser fazer igual, basta colocar uma colher de sopa para cada metade de massa de biscoito, ou duas colheres de sopa caso vá fazer tudo de curry… Claro hahahaha.

Fica picante na medida certa, pra servir no pires do cafezinho deve ornar super bem! Para não ficar muito adulto, já que tinham 2 crianças lá em casa pra comer os biscoitos, fiz olhos em todas as estrelinhas. Como ficaram amarelas por causa do curry, ficou igual às estrelinhas do Super Mario que eu tenho tatuadas pelo braço, amei muito e vou repetir esse biscoito, sem dúvidas!

A outra metade da massa eu fiz de rosas! Tô numa vibe muito louca de comidas a base de flores já faz bastante tempo, mas quero aperfeiçoar todas as receitas antes de postar pra vocês e até, quem sabe, colocar a venda. A minha compota de rosas eu mesma que fiz, cozinhando as pétalas com açúcar mascavo por várias horas e várias águas para evaporar, igual se faz qualquer tipo de geléia consistente. Mas para a sua alegria, a Maria Eugênia disse que vende no Wall Mart agora também, por 10 dinheiros. Ela mesma disse que não fica tão aromática e riquíssima como a minha (estou me achando por este detalhe), mas que vale a pena se você não quiser ficar mexendo o tacho o dia inteiro, né.

Para fazer metade da receita eu coloquei 1 colher de sobremesa bem cheia da compota e adicionei mais uma colher de sopa igualmente gigante de maizena, assim o ponto da massa não desanda com a umidade do doce.

Para biscoitos mais aromáticos, coloque uma gota de água de rosas no centro de cada um.

Independente do sabor que você fizer o seu biscoito, o processo será o mesmo: sovar bastante a massa com as mãos, completar com maisena (nunca farinha) quando achar que está mole demais, farinhar uma superfície lisa e abrir com um rolo ou garrafa até chegar na espessura de 5 milímetros, mais ou menos. Corte com os cortadores, coloque em uma assadeira (que não precisa estar untada) e asse por 12 minutos em fogo médio. É muito fácil de fazer, uma receita linda e totalmente democrática!

Passei metade dos biscoitinhos de coração no chocolate ao leite, nhummy!

Quem não tem cortador em casa não precisa ficar #chatiada também, corta com um copo de cabeça pra baixo ou faça colinhas achatadas, fica muito fofo e você não perde a oportunidade por falta de utensílios.

Gostou da dica e dos sabores diferentes? Eu fiz um de gengibre no Natal, se você quiser conferir a receita, clica aqui! Quem fizer algum, me conta, tira foto, arrasa bastante ok? Beijo <3

23 Comentários sobre Assando Biscoitos Exóticos