5 dicas para usar menos maquiagem e continuar maravilhosa!

Todo mundo que acha que só porque eu sou mulher meu blog é sobre maquiagem vai achar esse post muito controverso, mas tenho certeza que todas as mulheres que amam maquiagem, mas não querem virar escravas dela vão entender! Eu adoro me maquiar, amo todo o processo de passar um bom primer, base, corretivo, corretivo iluminador, pó, pó mais escuro, pó mais claro, blush, iluminador, lápis nas sobrancelhas, curvex, lápis nos olhos, sombras, delineador, outra sombra e máscara nos cílios. Como vocês podem ver eu realmente domino todas as etapas, porque gosto muito de todas elas e acho prazeroso fazer isso… Mas precisa mesmo fazer todos os dias? Não pode deixar pra lá nem pra ir na dentista? Nem quando tá atrasada? Pode sim, pode deixar pra lá sempre que a gente quiser! Afinal maquiagem é pra ser algo divertido, prazeroso, que a gente faz porque ama, não porque é obrigada.

Comecei a pensar melhor sobre o assunto quando percebi que não saia mais de casa sem usar pelo menos primer, corretivo, pó, iluminador e máscara de cílios. Cheguei bem atrasada em diversos compromissos e até tentei adiar alguns deles por preguiça de me maquiar, mas sair de casa sem maquiagem nem me passava pela cabeça. Logo eu que sempre cuido muito da minha pele e recebo vários elogios de vocês por aí, né? Pois é! Mas há mais ou menos uns 2 meses estou me libertando um pouco disso e usando cada vez menos produtos no meu dia a dia, apenas o essencial mesmo. Claro que se é um passeio mais legal, uma ocasião especial ou simplesmente um dia em que acordei inspirada, ainda faço todas as etapas da make, porque é algo que eu amo fazer. Mas sem obrigações, sem nóias e sem pressa, faço pra curtir o momento mesmo, me maquio porque amo brincar com os produtos e deixar o meu visual mais bonito e divertido.

“Mas Heloísa, você fala isso porque a sua pele é boa, porque você não tem acne”, realmente, pra mim é mais fácil sair sem maquiagem do que para milhares de pessoas, eu imagino mesmo. Mas nem sempre foi assim, acho que tudo faz parte de um processo. Eu aprendi desde muito cedo a cuidar da minha pele, por isso que ela é tão fofys atualmente, mas isso não quer dizer que não dê mais tempo de você começar a se cuidar, né? Por isso listei 5 coisas que você pode fazer no seu dia a dia para que a sua pele fique cada vez mais linda, mesmo sem maquiagem alguma:

Cuide das suas olheiras: sinceramente é a parte mais dificil de ficar sem maquiagem pra mim, tanto que o meu maior vicio é o corretivo, né? Mas como estamos em 2014, existe saída pra isso e é muito fácil, porque existem milhares de cremes e géis para controlar a coloração ao redor dos olhos e com certeza um deles funcionará para vocês. O que funciona pra mim é o Pigmentclar Eyes, da La Roche Posay!

Hidrate a sua pele: quem tem pele oleosa geralmente não gosta muito dessa parte, mas garanto pra todas vocês que é justamente a hidratação que vai controlar a oleosidade da sua pele, eu mesma tinha uma testa de fritar coxinhas quando mais nova e os cremes mágicos e maravilhosos dessa vida que salvaram minha pele, que hoje em dia é normal. Nesse aspecto é legal que existem produtos de todos os preços que cumprem bem o recado, eu uso vários, massageio um pouco a pele de manhã e antes de dormir e assim decido qual creme vou usar, de acordo com as necessidades do meu rostinho mesmo. Mas se você quer um creme bom e barato para começar, eu recomendo os da Nívea. Antes de ter o blog, eu usava o Nivea Soft que custa só uns R$ 12 e adorava! Se eu não ganhasse tantos cremes hoje em dia, provavelmente ainda usaria ele, pelo custo-benefício.

Feche seus poros: acho que a maioria das pessoas nem chega a encanar muito com isso, mas os poros me incomodam muito, principalmente os do meu nariz, que ficam bem dilatados se eu não cuidar. Pra essa etapa não tem muito segredo, você pode usar cremes específicos para isso toda manhã, ou usar apenas hidratantes diariamente e uma boa máscara facial uma vez por semana. Eu prefiro a segunda opção, porque a primeira costuma deixar a pele matificada e eu acho esse acabamento muito feio, principalmente quando estamos sem maquiagem. Na hora de escolher a máscara, prefira as de argila (que são mais baratas) ou as que possuem algum ingrediente metolado/refrescante bna sua fórmula, porque eles costumam dar uma boa retraída nos poros. Minhas favoritas são a Glamglow e a Tea Tree da The Body Shop, mas prometo que estou pesquisando opções mais baratas e nacionais pra vocês.

Proteja-se do sol: claro que isso vale também para quem usa maquiagem todos os dias, porque a maquiagem não bloqueia raios solares, né? Mas como eu sempre usei primers, bases e pós com fator de proteção, raramente passava o protetor em creme, então preciso me esforçar para lembrar dele agora, caso contrário minha pele vai estar arruinada em mais ou menos uns 10 anos. Uma dica para quem odeia a textura que ele deixa na pele é experimentar as versões em mousse ou toque seco. A Vichy lançou uns maravilhosos no verão passado, que na minha opinião são mais adequados para o dia a dia do que para praia, além do mais, alguns tem cor e corrigem razoavelmente bem vermelhidões e outras coisinhas da pele.

Controle as suas sobrancelhas: se uma sobrancelha feia pode destruir qualquer maquiagem linda, uma sobrancelha feia pode simplesmente fazer você desaparecer do mundo real caso esteja sem maquiagem. Ok, estou exagerando, mas sou exagerada e é exatamente isso que passa pela minha cabeça quando estou saindo de casa, com exageros mesmo. Aparar e limpar o desenho natural delas são um exercício semanal, que devemos fazer com atenção, cuidado e amor verdadeiro, caso contrário tudo pode virar uma grande bagunça e você vai precisar de ajuda profissional. Acho que uma sobrancelha perfeita é metade do caminho pra você se sentir bem mesmo totalmente sem make! Mas não precisa virar escrava dela tá? Se não tá incrível, ou tá falhada, dá uma preenchidinha leve com o lápis e vai viver.

Fácil, né? Olhando assim pode parecer que você nunca vai ter tempo de fazer uma máscara facial, eu sei. Mas você não precisa usar o rosto na maioria das atividades que excerce em casa, então passa seus creminhos e vai lavar louça, varrer a casa, fazer lição, ver um filme… Eu gasto 30 minutos para fazer uma automaquiagem incrível e completa, mas garanto pra vocês que não gasto nem 10 na minha rotina diária de skincare, então vale a pena tirar esse tempinho por aí também.

E você, ama maquiagem ou está virando escrava dela? Quero saber! Mil beijos e até amanhã, uma ótima semana para nós <3

8 Comentários sobre 5 dicas para usar menos maquiagem e continuar maravilhosa!