5 dicas para fazer mil coisas!

27 de junho de 2013

Minha viagem acabou, qué, qué, quéin…! Hahahaha hoje é meu primeiro dia de volta na agência e sempre é meio difícil superar o retorno da rotina, né? Por mais que eu adore acordar, dormir e fazer tudo no mesmo horário organizado de sempre, é uma delicia poder dormir quando dar sono, passear e aproveitar o tempo livre por aí. Mas acabou, foi ótimo, a vida continua e no começo da semana eu já posto coisas da viagem pra vocês, queria fazer isso hoje, mas como eu voltei de viagem ontem no fim do dia, não deu tempo de editar fotos, aquela coisa enrolada toda que vocês imagina. Sim, eu nem desfiz a mala ainda!

Ao mesmo tempo que eu estou com preguiça de voltar, estou animada a voltar a vida ao ritmo normal… Eu não contei pra vocês, mas muitos devem imaginar: toda a vida do blog nos últimos 15 dias foi agendada antes da minha viagem, o que me deixou maluca, trabalhando a cada dia como se fossem quatro! Era muita coisa pra fazer:

  • Todos os textos de todos os clientes da agência onde sou redatora;
  • 15 posts para o blog;
  • 3 posts para o E Aí Beleza?;
  • 20 dias de divulgação do blog nas redes sociais;
  • 3 vídeos para o canal do Youtube;
  • 91 postagens para agendar nas mídias sociais dos clientes.

Juro que eu já tô acostumada a fazer tudo bem feito com prazo curto, mas ainda assim realizar todas essas tarefas que eu listei, em uma semana, foi no mínimo complicado! Então resolvi postar aqui no blog, algumas dicas que sempre me ajudam muito a realizar tudo aquilo que eu me proponho, não imposta qual seja o prazo:

1- Anote tudo o que você tem pra fazer num papel! Sei que parece antiquado e que em 2013 já existem mil aplicativos e sites que servem de agenda e todo mundo já está acostumado a mexer, mas em épocas de tempo curto, qualquer 5 segundos que você perder reprogramando essa sua agendinha moderna vai fazer falta. Compra um caderninho e anota tudo, cada detalhe, cada coisinha do que você precisa realizar.

2- Faça tudo agora! É muito normal a gente colocar num papel 15 tarefas e pensar “ah, se eu tenho 3 dias pra fazer, faço 5 por dia e pronto”, mas o perigo mora aí. O ideal é você gastar seu tempo máximo de trabalho todos os dias e realizar o máximo de tarefinhas possível, assim se no terceiro dia uma tarefa der errado ou exigir mais tempo do que você imaginava, não vai atrasar todo o seu projeto. Se for remunerado então, faça o mais rápido possível pra ficar livre logo e poder pegar outra coisa remunerada pra fazer, né?

3 – Seja genial! Ok, eu não sei se eu agendei realmente apenas coisas incríveis, mas eu juro que dei o meu melhor para que meus 15 dias de ausência fossem também de crescimento nas mídias que eu administro. Acho que não adianta nada você fazer mil tarefas nas coxas, quando o prazo é tão curto que você acha que não vai conseguir (às vezes acontece), defina algumas prioridades e execute-as com bastante capricho. Eu teria feito isso se não tivesse me programado direitinho pra agendar tudo, como nas minhas últimas férias, que não peguei nenhum trabalho freelancer nos dias que antecederam minha viagem.

4 – Acorde cedo! Parece dica de avó também, realmente eu não sou muito descolada quando o assunto é ter responsabilidades hahahaha. Mas se tem uma coisa que sempre dá certo é acordar certo, tomar um bom café da manhã, tirar o pijama e ir trabalhar. Pode ser exagerado pra alguns, mas pra quem não tá acostumado a dar duro e pegar no batente pra cumprir metas, um pijama no corpo é um atalho para a preguiça. Sem falar que se você acordar cedo vai estar trabalhando no horário que todas as outras pessoas também estarão, assim sobra muito mais tempo pra você se divertir e relaxar no fim do dia. Eu mesma só ligo o computador depois das 19h em caso de emergências.

5 – Faça check lists! Faz parte da natureza humana… Nós adoramos riscar pendências em uma lista de afazeres, portanto reúna numa folha tudo o que você precisa fazer, divida partes mais difíceis por ações e vá riscando tudo o que você terminar de fazer. Mas precisa estar totalmente completo, tá? Se você riscar algo que ainda falta algum detalhe para estar pronto, vai acabar se perdendo. Pra mim essa é a melhor parte do fim da tarde, olhar para a minha agenda e ver tudo feito e riscado. O dia acabou e as tarefas pra riscar ainda não? Então repense, porque o dia não acabou ainda!

E você, qual o seu supersegredo pra cumprir prazos curtinhos? Deixe nos comentários! Espero que tenha ajudado alguém na correria a se organizar melhor hahahah, o negócio é não desistir nunca! Beijos e até amanhã <3

23 Comentários sobre 5 dicas para fazer mil coisas!