5 dicas para amar a academia!

Quem nunca começou uma dieta na segunda-feira? Quem nunca começou uma dieta na segunda-feira e já furou na hora do jantar? Tá aí um dia complicado pra quem quer perder peso, ele sempre vem cheio de metas difíceis de cumprir e como normalmente é o dia mais chato da semana, fica quase impossível não pensar em docinhos e outras gostosuras para aliviar o stress. No meu antigo emprego, na época que eu não era exclusivamente blogayra, era sempre assim! Lá todo mundo fazia a tal da dieta dukan e eu até fiz por um tempo, mas além dos quilos terem voltado num passe de mágica (o pó mágico tava dentro de empadinhas e sorvetes), eu ficava irritada e com dor de estômago. Daí não conseguia acompanhar esse ritmo das proteínas, mas tentava comer coisas leves e pouco calóricas na hora do almoço… Mas no fim da tarde, quando eu estava cansada, a compulsão sempre chegava junto com o último trabalho do dia, daí todo o esforço pra ficar só na saladinha era jogado pro alto e eu nunca emagrecia… Aliás, engordei 10kg em 1 ano!

Hoje eu sei que pra emagrecer não tem milagre, quer dizer, pelo menos pra mim nunca rolou nada parecido hahahaha. Já tentei todas as dietas possíveis e sei que o exercício físico é o melhor remédio. Além de emagrecer e deixar o meu corpo mais bonito, fazer academia diariamente me deixa mais disposta e feliz. Só me exercitando vou conseguir chegar no peso que eu desejo e só me exercitando para sempre vou conseguir mantê-lo. Faço musculação ha pouco tempo, mas sempre fiz outros exercícios, às vezes até mais pesados e tenho a consciência de que esse é um estilo de vida, então vou malhar feliz e contente… Mas também sei que muitas pessoas têm dificuldade para encontrar esse equilíbrio e fiz esse post justamente para tentar animar vocês. Já tentou entrar na academia, mas não encontrou motivação para continuar? Confira abaixo 5 dicas para gostar dos exercícios e não perder nenhum treino!

Escolha cuidadosamente a sua academia: a maior parte das minhas amigas que odeiam malhar, quando tentam explicar o motivo, geralmente falam sobre fatores que não dependem dela e sim da academia contratada. Professores fracos, instalações feias, poucos aparelhos e aulas chatas… Tudo isso e muito mais pode ser contornado com um pouco de pesquisa na hora de escolher a sua próxima academia. Não dá pra levar em consideração apenas o preço, visite o local, pesquise a lotação nos horários que você gosta de malhar, veja quais aulas e aparelhos eles possuem e caso isso importe pra você, fique de olho também na forma como os profissionais lidam com os alunos. Atualmente, como já contei pra vocês em outro post (clique aqui para ler), eu estou matriculada na Competition e não poderia ter feito melhor escolha. A academia realmente é a minha cara, adoro as aulas, os equipamentos, a localização e o ambiente, ela é diferente de todas que eu já frequentei, a impressão que eu tenho é que lá todos trabalham pela qualidade de vida e a maneira como eles transmitem isso é incrível. Os profissionais são extremamente solícitos e mesmo que eu praticamente não converse com ninguém (sou tímida quando estou sem maquiagem hahahaha), todos me conhecem pelo nome e estão sempre dispostos a me ajudar a atingir os meus objetivos. Teve uma vez que eu fiquei 4 dias sem ir malhar, porque estava muito gripada morrendo na minha cama e eles ligaram pra saber se eu estava bem, se estava precisando de alguma coisa, se tinha ficado dolorida ou não estava gostando de algo… Achei muito especial sabe? É o tipo de ambiente que eu gosto de estar diariamente, uma academia que oferece tudo o que eu preciso para me manter em forma, mas acima de tudo, que se preocupa com o meu bem-estar.

Tente todas as aulas e todos os aparelhos: logo que a gente começa em uma academia, eles montam um treino para nós, normalmente de adaptação, antes que comecem a trabalhar melhor as regiões do nosso corpo. Muitas vezes alguns exercícios chatos estarão nesse treino e algumas vezes eles vão nos deixar com preguiça, mas isso não pode ser motivo para que a gente abandone a academia pra sempre, né? Não pode desistir! As séries de exercício mudam com frequência e você pode ir conversando com o seu professor para que ele tente montar algo que se encaixe nas suas expectativas. Eu faço um circuito de musculação bem legal para perder peso, porque é muito acelerado e tem muitos exercícios, mas entre cada grupo deles, sempre tinha corrida rápida na esteira e eu não consegui me acostumar com isso, o que me desanimava um pouco. Mas foi só conversar uma vez com o meu professor que ele trocou a esteira por transfer (aquela máquina que simula corrida), só que numa intensidade maior… Você só precisa experimentar e descobrir o que combina com você. Logo que entrei na academia, tirei duas semanas para testar todas as aulas, pra entender melhor cada uma delas e descobrir quais eu realmente gosto de fazer. No fim das contas eu só não gostei de duas, daí tem umas 6 que eu eu faço quando dá e 5 que eu amo demais, que tal fazer esse teste?? Às vezes a sua academia oferece muito mais coisas legais do que você aproveita!

Reserve um tempo para você: claro que existem semanas que a nossa vida está muito corrida e fica difícil cumprir todos os horários, mas tente fazer uma agenda e deixar espaços livres para que você realmente possa ir na academia diariamente sem se enrolar! Pegue a grade de horários do lugar onde você treina e veja quais os melhores turnos para fazer as aulas que você gosta, isso vai te ajudar a descobrir qual o melhor horário para malhar. Outra coisa que precisa ser levada em consideração é a sua disposição, hoje em dia eu malho cerca de 3h por dia, como vou e volto a pé da academia, preciso reservar 3h30min na minha agenda e até pouco tempo atrás, colocava essa lacuna onde ela coubesse, mesmo que fosse de manhã… O que não deu certo hahahaha. Descobri que por mais que de manhã seja o horário em que estou mais atenta para trabalhar, malhar de manhã faz com que eu me sinta muito cansada no resto do dia, praticamente imprestável! Chegava da academia e precisava cochilar, caso contrário não conseguia me concentrar e trabalhar direito, então hoje em dia eu saio de casa para ir à academia às 18h, depois que eu já terminei todo o trabalho do dia… Mas pra malhar de noite tem que ter determinação viu?? são muitos os convites para jantar fora ou beber com amigos, então me concentro em não faltar no treino, só falto por compromissos de trabalho, mas eles raramente acontecem a noite. Para não virar uma chata que nunca vai em nada com amigos porque tem academia, concilio os dois! Eu marco os compromissos com eles a partir das 22h, assim acabo o treino, tomo um banho na academia e vou direto, simples assim, yay!

Invista em roupas que você gosta: eu concordo com a ideia de que academia não é um desfile de moda, na verdade acho que só um desfile de moda é um desfile de moda, mas mesmo que a gente não seja modelo de passarela, somos modelos do nosso dia a dia e precisamos nos sentir bonitas o tempo todo, até na hora de malhar. Experimenta fazer uma aula de frente para o espelho com uma roupa feia e outra com uma roupa que você goste e se sinta bonita usando… Tenho certeza que vai perceber a diferença! Apesar de não amar fazer compras e não gostar de pagar caro em peças para sair no dia a dia, amo comprar roupa de ginástica, com certeza é o meu ponto fraco! Posso passar horas pulando de loja em loja e acho que nesse caso vale o investimento, porque uma calça de ginástica boa dura muito tempo! E tem que durar, afinal ninguém quer nada descosturando na hora de fazer agachamento, né?!

Tenha metas realistas: todo mundo quando faz a matricula na academia imagina o corpo que sonha em ter, mas às vezes se esquece que a matrícula apenas não basta, só o esforço diário é capaz de alcançar os objetivos! Da mesma forma que não adianta nada ir na academia uma vez por semana, também não adianta ir lá pra fazer 2 flexões de braço. Um corpo saudável depende de um estilo de vida que combine, então planeje-se! Eu não posso mudar tanto assim a minha alimentação, como coisas leves e saudáveis no meu dia a dia, mas preciso experimentar restaurantes e produtos mais gordinhos de vez em quando, porque faz parte do meu trabalho com o blog, então pra compensar as refeições calóricas que surgem de vez em quando, eu dou o meu melhor todos os dias, 3h por dia. Claro que se eu nunca comesse as coisas gordinhas, o resultado apareceria muito mais rápido, mas como adoro malhar e sei que vou fazer isso para sempre, tenho paciência e não faço dietas malucas para acelerar todo o processo… Trace um plano para ser saudável para sempre, não para perder 5 quilos em uma semana.

No começo é sempre difícil, mas depois das primeiras avaliações físicas, você vai ver que vale a pena e fica cada vez mais motivada. Sem falar que tirar um tempinho para cuidar de nós é uma delícia! Eu amo ir na academia e indico pra todo mundo, vou lá, me exercito, supero minhas metas, assisto novela, ouço música, penso na vida e volto toda contente… Fico cansada, mas volto pra casa a cada dia mais animada para o dia seguinte! Beijos e até amanhã <3

 

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