5 coisas que você sempre quis saber, mas nunca perguntou ao seu ginecologista

Eu não tenho problemas com esse tipo de consulta, mas sei que em pleno ano de 2014, muita gente morre de vergonha de ir ao ginecologista! Na minha primeira vez, assumo que fiquei tímida, mas enquanto as pessoas ~normais~ vão umas 2 vezes por ano, eu vou uma vez por mês, porque tenho muitos problemas para encontrar o anticoncepcional sem intervalos perfeito, então acho que já acostumei.

Mas conversando um pouco com algumas colegas sobre o assunto, vi que na vida real, quando se vai com uma frequência menor ao ginecologista, rola uma timidez e ninguém tem coragem de perguntar algumas coisas com medo de parecer idiota. Você também tem dúvidas? Confira as mais comuns:

É verdade que há uma forma masculina de controle de natalidade que não está amplamente disponível, porque não há mercado para isso? Por que tudo tem que cair sobre nós?

Há pesquisas em andamento sobre opções contraceptivas especificamente para os homens, mas nenhum aprovado para uso até o momento. A maioria dos métodos estão procurando maneiras para diminuir ou parar de emissão de sêmen durante a relação sexual, ou impedir o esperma de amadurecer plenamente. Nesse meio tempo, os preservativos são um ótimo método focado no masculino e tem o benefício adicional de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

Quão arriscado é não tomar a pílula anticoncepcional no mesmo horário todos os dias? 

As pílulas anticoncepcionais são mais eficazes se tomadas sempre na mesma hora. Dito isto, se as pílulas são tomadas fora do horário, o risco pode variar dependendo do tipo de pílula (combinação ou apenas progesterona) e da semana do seu ciclo:

Pílulas combinadas (com ambos os estrogénios e progesterona) permitem atrasos sem grandes problemas. Se você perder o seu horário costumeiro, basta tomar a pílula assim que lembrar (mesmo que tomar dois comprimidos de uma vez). Já se o atraso for superior a 24 horas, é melhor você apostar em outro método contraceptivo, como preservativos, para usar em conjunto ao menos por uma semana.

Por um outro lado, as pílulas anticoncepcionais não combinadas perdem a sua eficácia caso o atraso seja superior a 3 horas. Nesse caso, tome a pílula assim que se lembrar mesmo que isso signifique tomar duas ao mesmo tempo, porém de acordo com a maioria das bulas, em caso de qualquer atraso é necessário utilizar outro método contraceptivo em combinação, por pelo menos 7 dias.

O quão grande é o risco de sofrer SCT? Dormir de absorvente interno já é o suficiente para correr esse risco?

Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é extremamente raro, estima-se que a cada 100.000 mulheres que usam tampão, apenas 0,52 contrairá a doença. Ela é causada por bactérias que liberam toxinas no corpo que pode levar a doenças graves e até a morte. Para evitar, dê preferência a tampões com aplicador e troque-o pelo menos a cada 8 horas.

É verdade que para pular um ciclo menstrual basta pular as pílulas placebo do anticoncepcional e começar uma nova caixa? 

A maioria das pílulas de controle de natalidade vêm em uma cartela de 28 pílulas. Os primeiros 21 pílulas são os hormônios ativos, as últimas sete são os inativos, ou placebo. Quando você chega nelas, seu período menstrual deve começar. Algumas mulheres realmente pulam essa etapa (eu sou uma delas!), mas geralmente isso é feito com outro tipo de anticoncepcional, que não contém essas pílulas inativas. O ideal para pular ciclos é conversar com o seu médico e saber exatamente como proceder de acordo com o tipo de pílula que você utiliza.

Quanto tempo você tem para fazer xixi após a relação sexual para que isso seja eficaz em afastar infecções urinárias? 

Infecções no trato urinário são normalmente causadas quando as bactérias do intestino invadem a bexiga. Eles são mais comuns após a relação sexual por causa da agitação ao redor do ânus e da uretra durante o ato, e também mais comuns em mulheres, porque a distância a percorrer de fora para dentro (comprimento da uretra) é bastante curta. A prática de urinar após a relação sexual serve para expulsar as bactérias que podem ter encontrado o seu caminho para a bexiga. Elas provavelmente vão levar mais de 10 minutos para se multiplicarem e causar infecção, então você tem algum tempo, mas quanto mais rápido, melhor.

Acho que todo mundo já se questionou sobre essas coisas pelo menos alguma vez na vida, né? Mas se a sua dúvida é um pouco mais específica, que tal deixar de bobagem e falar com o seu médico na próxima consulta? Ou ainda, se o assunto for sexo, vale a pena acessar o site da Durex, lá eles esclarecem muitas dúvidas e dão dicas bem interessantes para quando o clima esquentar! Aliás, eles estão com um projeto super legal e você pode participar com vídeos, tweets, fotos no instagram… O que quiser! Basta usar a hashtag #temqueserincrivel na hora de fazer a sua postagem. O que é um sexo incrível pra você hein?? Espero que tenham gostado do post, mil beijos e até amanhã <3

PS: esse post é um publieditorial.

Fonte das informações (em inglês): Buzzfeed e Shape

Nenhum Comentário sobre 5 coisas que você sempre quis saber, mas nunca perguntou ao seu ginecologista