3 aplicativos para aprender a falar japonês!

8 de março de 2016

O milagre da comunicação em diferentes idiomas…. Ele é maravilhoso! Eu já contei aqui no blog que comecei a fazer aulas de japonês em uma escola, com uma professora e vários coleguinhas, aliás eu estou amando muito essa experiência e sem dúvidas sem isso eu nunca conseguiria aprender a falar japonês como um verdadeiro ninja, principalmente porque eu quero atingir um nível meio alto de ser ninja, rs. Mas mesmo estudando bastante na Aliança, atividades complementares são fundamentais para melhorar o aprendizado e a mamorização do idioma, afinal quanto mais eu uso o japonês, mais ele se torna parte de mim! E é aí que entram os aplicativos para celular 😀

dr-moku-2

Sinceramente eu acho meio dificil aprender japonês por conta própria e realmente não trocaria por nada as minhas aulas presenciais, porque exercícios de pronuncia e conversação são uma das partes mais importantes do aprendizado para quem está começando. Mas se você não pode fazer aulas e quer começar de alguma forma, ou se você é como eu e faz aulas, mas quer ir além… Existem três aplicativos muito maravilhosos que você pode baixar no seu celular!

human japanese

Human Japanese: esse aplicativo é um dos melhores que já baixei na vida, eu nunca acreditei que existisse um app tão bom assim, ele é um milagre. Até agora, de todos os que eu já testei, ele é o que chega mais próximo de uma aula em sala de aula, porque tem muitos textos e exercícios que lembram uma conversa com um professor. Foi com ele que eu aprendi a maior parte dos hiraganas e também com ele que eu consegui entender toda a história por trás dos silabários japoneses, a didática é realmente legal! Ele também possui alguns exercícios que ainda hoje me ajudam bastante na memorização, a única parte chata é que você precisa ser uma pessoa muito organizada para aprender com ele. O aplicativo passa pelos conteúdos muito depressa, então você precisa ter a responsabilidade de fazer revisões e exercícios frequentes de memorização por conta própria, caso contrário você vai acabar o curso do app bem rápido, mas não vai se lembrar de nada ao chegar no final… E a forma como ele é organizado dificulta um pouco a tarefa. Parece um livro interativo e aproveitá-lo ao máximo vai depender da sua força de vontade e organização.

dr-mokuDr. Moku: esse é um aplicativo bem completo para quem quer memorizar katakanas e hiraganas, mas ao contrário do Human Japanese, ele não é tão ditático e não se prende muito em ensinar o porquê das coisas, ele ensina com jogos e figuras divertidas. Se você gosta de aprender idiomas, com certeza já ouviu falar de cartas que ensinam mandarim através de associação com imagens que possuem sons ou significados parecidos e no fim das contas o Dr. Moku usa a mesma didática. É um app bem bonito e muito bem feito também, mas sinceramente eu uso mais o quiz, a parte da aprendizagem eu acho meio complexa, as associações que eles criaram não funcionam muito bem pra mim. Testem e me contem se rola pra vocês!

tengu-go

TenguGo Kana: esse aplicativo pra mim é um mix dos dois anteriores, mas sem figuras bonitas e sem o método de memorização por associação do Dr. Moku… Digamos que ele é um Human Japanese com explicações mais pobres, mas organização bem superior. Pra mim, esse aplicativo é ideal para revisões, porque ele é organizado por tópicos bem enxutos e assim fica fácil fazer quiz ou estudar somente cápitulos que nos interessam.

No fim das contas, pra mim os três são muito úteis e eu concilio todos, intercalando a utilização de acordo com o que estou aprendendo no curso e com o que pretendo aprender nos meus estudos complementares também. No módulo que eu estou na Aliança, nós não focamos muito em leitura e escrita, mas para mim isso já é importante, entõa sempre que tenho tempo estudo utilizando o Human Japanese e depois fico alguns dias exercitando o mesmo grupo de silabas no TenguGo Kana, para memorizar. Daí quando eu tenho um tempinho livre, mas não suficiente para sentar e estudar ~de verdade~, eu fico assistindo o autoplay do Dr. Moku ou fazendo o quiz, mais pra exercitar a leitura mesmo, rapidinho. 

human-japanese

A única parte chata é que todos esses aplicativos está em inglês e nem todos são gratuitos para todas as plataformas! Sinceramente o meu inglês não é tão ninja assim e nunca tive dúvidas, eles não usam termos tão complexos assim para ensinar o japonês… Então acaba sendo legal porque exercito os dois idiomas. E sobre pagar pelos apps, eu uso Android e se não me engano, paguei apenas pelo Dr. Moku e a versão completa me custou R$ 12, então vale a pena!

E vocês, recomendam algum outro aplicativo para aprender japonês? Usam algum app para aprender algum outro idioma? Gostariam que eu testasse algo do tipo? Me contem nos comentários! Para saber mais sobre o curso de japonês que estou fazendo, clique aqui. Espero que tenham gostado das dicas, mil beijos e até mais tarde <3

Me acompanhe nas redes sociais:

Facebook – Instagram – Youtube – Pinterest

Snapchat mais legal do Snapchat: helodelarosa

Siga o meu blog no Bloglovin

6 Comentários sobre 3 aplicativos para aprender a falar japonês!